Na manhã da última terça-feira (30), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, recebeu a Comitiva do Programa Inova RS. O encontro realizado na Sala do Conselho de Câmpus, contou com a presença do Diretor Geral, Professor Júlio César Wincher Soares, do Gestor do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ) Prof. Higor Machado de Freitas e das coordenadoras das propostas aprovadas no último edital InovaAgro de 2023, Profa. Clarissa Obem dos Santos e Profa. Graziele Feltrin Dias Wendling.
Na oportunidade, foram apresentados os resultados parciais dos projetos desenvolvidos no Câmpus de Santiago, oriundos de editais da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), do Rio Grande do Sul, como o Inova RS e o Techfuturo. A iniciativa visa fomentar a inovação e o empreendedorismo, proporcionando avanços e transformações no Vale do Jaguari e ainda, beneficiando as comunidades da região.
Segundo o Diretor do Departamento de Ambientes de Inovação da SICT, Everaldo Daronco, a parceria com a Universidade é fundamental para o desenvolvimento dos projetos na região.
- A URI Câmpus Santiago é um parceiro estratégico dentro do programa Inova RS, buscando e captando recursos para que se possa desenvolver o território através da ciência, tecnologia e inovação -, ressalta Everaldo Daronco.
Conforme o Diretor Geral da URI Câmpus de Santiago, Prof. Júlio Soares, além da apresentação de resultados parciais, buscou-se na oportunidade, o alinhamento de parcerias estratégicas para o desenvolvimento de novos projetos em diferentes cadeias produtivas do estado, em especial, do Vale do Jaguari.
Ao final do encontro, o Gestor do PMTVJ, Prof. Higor Machado de Freitas realizou a entrega de uma lembrança à Coordenadora do Comitê Estratégico do Inova RS, Solange Binotto Fagan e ao Diretor do Departamento de Ambientes de Inovação da SICT, Everaldo Daronco.
Inova RS
O Inova RS é um programa instituído pelo governo do Rio Grande do Sul que possui como principal objetivo incluir o estado no mapa global da inovação. Baseado na estratégia de especialização inteligente inspirada no framework RIS3, o INOVA RS se propôs a ativar oito ecossistemas regionais de inovação no Rio Grande do Sul.
A partir da atuação interconectada da sociedade civil organizada e dos setores empresariais, acadêmicos e governamentais, são planejadas e executadas ações estruturantes para a construção de projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social do estado. Todas as atividades e projetos trabalhados no INOVA RS têm como base a definição de prioridades e oportunidades locais, valorizando os ativos e potenciais regionais.
Sendo assim, o desenvolvimento do programa tem como foco estimular o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do estado e torná-lo capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento.