Resultado foi divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)
Na última semana, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) divulgou o resultado da seleção de espaços exibidores da 13ª Edição do Circuito Tela Verde (CTV).Nesta edição, inscreveram-se 184 espaços exibidores e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, por intermédio do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ) foi selecionada, através do projeto CineClio Cineclube.
Sob coordenação da Professora Rosangela Montagner, o projeto CineClio Cineclube reúne cinema, arte e cultura. O CineClio é filiado ao Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) desde 2001 e já foi contemplado pelos Editais do Ministério da Cultura “Cine Mais Cultura” e do Ministério da Educação “Cine Mis Cultura nas Escolas”.
A edição abrange todas as regiões do Brasil e de outros países, incluindo Moçambique, Portugal e Áustria, sendo uma novidade dessa Mostra. Além disso, as inscrições foram abertas para Instituições de Ensino, Organizações Públicas e religiosas, ONGs, associações, cooperativas e empresas.
Os espaços selecionados receberão os 48 vídeos selecionados para a 13ª Mostra do CTV, além de material de apoio para a exibição. Cada espaço exibidor terá autonomia para definir seu itinerário de exibição e poderá realizar quantas mostras desejar. As exibições são acompanhadas de debates e reflexões acerca dos conteúdos apresentados.
O Circuito Tela Verde, Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do MMA. O objetivo é divulgar e estimular atividades de educação ambiental pela produção audiovisual independente, além de atender a demandas dos espaços educadores por materiais pedagógicos multimídia.
O circuito iniciou em 2009 e selecionou 535 vídeos socioambientais, tendo mais de 10 mil espaços exibidores cadastrados.
A 13ª Edição do Circuito Tela Verde contempla temas socioambientais como: Biodiversidade; Mudança do clima; Florestas; Educação ambiental; Direitos animais; Ambiente urbano; Catadoras e catadores de materiais recicláveis; Bioeconomia; Povos e comunidades tradicionais; Desenvolvimento rural sustentável; Desmatamento; Ordenamento ambiental territorial; e Áreas Protegidas.
A programação será divulgada em breve.