Pré-inscrição pelo site, acessando aqui até 28 de setembro
Área do conhecimento: : Administração/Ciências Contábeis
Câmpus Polo em que será sediado: URI Câmpus Santiago
Previsão de início: 02 de outubro
Conclusão do curso: setembro/2025
Modalidade: Híbrida - com aulas presenciais (60%) e a distância (40%)
Matrículas: presencialmente, na Central de Atendimento ao Aluno, de 30 de setembro a 02 de outubro
Investimento do Curso: Conferir diretamente com o setor Comercial
Grupo de Pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Gestão, Estratégia e Inovação
Linha(s) de Pesquisa: 01) Estratégias Organizacionais;
02) Desenvolvimento Regional;
03) Contabilidade, Controladoria e Finanças;
04) Sistemas de Informações Contábeis e Gerenciais.
Disciplinas/professores:
Finanças Aplicadas - Mestre Lucas Urach Sudati;
Gestão e Análise de Custos - Mestre Anderson Pinceta;
Análise das Demonstrações Contábeis - Mestre Lucineide de Fátima Marian;
Atração, Seleção e Gestão de Pessoas - Mestre Rita de Cássia Finamor Nicola;
Estrutura e Processos Organizacionais - DoutorLeonardo Gustavo
Scheneider;
Governança Corporativa e Tomada de Decisão - Mestre Cesar Wolnei Mauss;
Gestão e Planejamento Tributário - Mestre Liane Maria Panerai Gavioli;
Design Thinking e Novos Modelos de Negócios - Doutor Tiago Gorski Lacerda;
Empreendedorismo e Inovação - Frederico Brider Peixoto;
Startup e cultura inovadora empresarial - Frederico Brider Peixoto;
Seminário/Workshop – Práticas Inovadoras - Fabiano Minussi Marcon;
Marketing Estratégico - Mestre Sabrina Klose Nadalon;
Comunicação com o Mercado e Mídias Sociais - Especialista Sadi João Gioda Junior;
Competitividade e Estratégia de Negociação - Doutor Lucas Veiga Ávila.
Módulos:
1° Módulo
Atração, Seleção e Gestão de Pessoas;
Estrutura e Processos Organizacionais;
Governança Corporativa e Tomada de Decisão;
Gestão e Planejamento Tributário;
2° Módulo
Design Thinking e Novos Modelos de Negócios;
Empreendedorismo e Inovação;
Startup e cultura inovadora empresarial;
Análise das Demonstrações Contábeis;
3° Módulo
Marketing Estratégico;
Comunicação com o Mercado e Mídias Sociais;
Competitividade e Estratégia de Negociação;
4º Módulo
Finanças Aplicadas;
Gestão e Análise de Custos;
Seminário/Workshop – Práticas Inovadoras.
Objetivo geral:
O curso MBA Executivo em Gestão Empresarial e Inteligência Competitiva visa formar e desenvolver pessoas competentes para funções gerenciais em empresas privadas ou setores governamentais. O curso MBA traduz a tradição da URI no desenvolvimento de valores, atitudes, conhecimentos e habilidades técnicas, necessários ao enfrentamento dos desafios emergentes que se apresentam aos sistemas produtivos e governamentais de nossa sociedade no mundo da globalização.
Objetivos Específicos:
Capacitar os participantes para o processo de tomada de decisões, no exercício de funções relativas ao ambiente econômico e financeiro nas empresas provadas ou em setores governamentais;
Identificar as vantagens competitivas no mundo dos negócios, criando cenários econômicos e administrativos adequado à nova Economia;
Estimular a busca de informações de vanguarda para as cooperativas e empresas com fins lucrativos para a análise de modelos de processo decisório voltado à gestão empresarial em nível nacional e internacional.
Público-alvo:
Ter graduação em qualquer área (bacharelado ou licenciatura).
Conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os programas de Pós-Graduação da URI priorizam a formação de competências, através de sólida formação específica, capacidade de manejar conceitos e capacidade de desenvolver pensamento abstrato. Em decorrência, o perfil do egresso dos cursos de Pós-Graduação, enfatiza a capacidade de raciocínio abstrato, a assimilação de novas informações, a compreensão de bases gerais técnico-científicas e aquisição de habilidades de natureza conceitual e operacional. Busca-se através deste MBA a qualificação e desenvolvimento técnico do egresso para aplicar o meio empresarial bem como no desenvolvimento.
O egresso deverá, também, ter a capacidade de transferir os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso ao seu ambiente de trabalho, sendo capaz de transitar em múltiplas direções e de atuar de forma criativa e empreendedora.
Infraestrutura:
A URI Santiago conta com uma estrutura privilegiada para a realização de Cursos, dispondo de infraestrutura necessária para as aulas para os Pós-Graduações. Além disso, possui uma excelente biblioteca com acervo atualizado e laboratórios modernos para atividades práticas em softwares exigidos no curso.
Avaliações:
A avaliação será realizada pelo Professor durante o desenvolvimento da disciplina através de instrumentos tais como provas, seminários, atividades, monografias e participação em aula. O grau atingido pelo aluno deve ser expresso no intervalo de 0 a 10.
O aluno terá aprovação na disciplina se obtiver nota superior ou igual a 7.0, e frequência de 75% das aulas em cada disciplina.
Para obtenção do “Certificado de Especialista em: MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE EMPRESAS E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA (nível de pós-graduação, Lato-Sensu) é exigida a aprovação em todas as disciplinas, bem como estar com os encargos financeiros regularizados, de acordo com o regimento da pós-graduação Lato Sensu Resolução 3282 /CUN/2023.
Trabalho de Conclusão: Não haverá Trabalho de Conclusão
Coordenação:
Coordenadora Pedagógica do curso: Professora Lucineide de Fátima Marian - Mestre em Planejamento Urbano e Regional
Experiência Acadêmica e Profissional: Professora de diversas disciplinas na graduação e pós-graduação desde o ano de 2005. Possui função como gerente de negócios no Sistema Sicredi.
E-mail: lucineide@urisantiago.br
Contato: (55) 9 9101 7060 - setor comercial