Em 1969 foi fundada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santiago, que iniciou suas atividades em 1970, como Extensão da UFSM, com os Cursos de Letras e Estudos Sociais. Em dezembro de 1975, através do Decreto 76.790, foi reconhecida a FAFIS, mantida pelo Fundo Educacional de Santiago - FESAN.
Em 1993, foi aprovada a transferência do Patrimônio do FESAN para a FuRI - Fundação Regional Integrada, sendo que esta passou a ser a mantenedora de todos os cursos do novo Câmpus da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI em Santiago. Em 02 de agosto de 1994, a Portaria do MEC 1161/94 aprovou a inclusão do Câmpus de Santiago.
Localizado a quatro quilômetros do centro da cidade, o Câmpus possui mais de dois mil alunos, distribuídos nos Cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Ambientais, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Letras, Medicina Veterinária, Pedagogia e Psicologia. Ainda, conta com cursos EAD e semipresenciais, os quais oferecem toda a qualidade do presencial com os benefícios do EAD.
Seu projeto pedagógico tem diretrizes bem definidas, buscando articular as três funções básicas da Universidade - Ensino, Pesquisa e Extensão - de forma indissociada, conforme prevê a Constituição.
A Universidade tem investido na qualificação de seus recursos humanos. Igualmente, tem se preocupado com a infraestrutura, mantendo à disposição de sua comunidade modernas e bem equipadas salas de aulas, biblioteca com um acervo de mais de 100 mil obras, espaços de convivência, bem como, modernos laboratórios. Possui o Centro de Estágios e Práticas Profissionais, localizado no próprio câmpus, abrigando diversos acadêmicos em processo de estágio, prestando assim, valiosos serviços à comunidade.
A URI Santiago atende diretamente os municípios de Jaguari, São Borja, Cacequi, Mata, São Vicente do Sul, São Francisco de Assis, Bossoroca, Itacurubi, Nova Esperança do Sul, Manoel Viana, Jari, Capão do Cipó, Unistalda e Maçambará e também presta assessoria para municípios que estão fora de sua micro-região. Além disso, possui acadêmicos oriundos de vários Estados da Federação. Devido a isso, os finais de tarde são sempre especiais na Universidade: diversos ônibus e vans trazendo acadêmicos para o Câmpus, que a cada dia só cresce e mostra sua força.
A URI também possui uma Escola de Educação Básica, que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos Técnicos. É uma instituição que possui vários diferenciais: espaço físico, parceria com as famílias, material didático qualificado, competência e experiência dos profissionais, carga horária e o fato da Escola ser da Universidade.
Tem como missão desenvolver pessoas nos campos socioeconômico, educacional, cultural e político, por meio da promoção do conhecimento, de ações empreendedoras e inovadoras, socialmente responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento social e humano. A visão é ser uma universidade de referência em qualidade, promoção da ciência, inovação, desenvolvimento comunitário e humano.