Pré-inscrição pelo site, até 13 de março de 2025
Matrículas: presencialmente, na Central de Atendimento ao Aluno
Câmpus/Polo em que será sediado: URI Câmpus Santiago
Previsão de início: março de 2025
Conclusão do curso: março de 2027
Modalidade: A distância
Carga horária (CH) Total: 420h (Especialização)
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Grupo de Pesquisa: Psicologia, Políticas Públicas e Processos de Subjetivação
Horário:
Sexta-feira: das 19h às 22h
Sábado: das 8h30min às 12h e das 14h às 17h
Investimento do Curso:
Mínimo de 15 alunos - 24x de R$ 469,24
Mínimo de 30 alunos - 24x de R$ 234,62
Disciplinas/professores:
Psicólogo escolar: formação, identidade e possibilidades
Intervenções em Psicologia Escolar I
Os caminhos da Psicologia escolar: criando territórios possíveis
Da queixa escolar ao diagnóstico: a medicalização na/da educação
A juventude e o projeto de vida
As diversidades chegam à escola: interseccionalidades em questão
Intervenções em Psicologia Escolar II
Emergências e desastres no âmbito educacional
Escola, família e dispositivos de rede
Infância e escolarização
A história da educação formal no Brasil: encontros e desencontros com a Psicologia
A psicologia escolar crítica e os processos escolares
O humano, a vida e a educação
A psicologia escolar e políticas públicas em educação
Práticas psicológicas e demandas da escola
A violência no cotidiano escolar: experiências traumáticas, desenvolvimento e aprendizagem
Formação de professores e gestores
A educação inclusiva: impasses e possibilidades
Análise Institucional: contribuições à educação
Origem e função social da escola: passado, presente e futuro
Objetivo geral
Capacitar e qualificar o exercício profissional de psicólogos e demais profissionais que trabalham no campo educacional, em consonância com a Lei Federal 13.935/2019.
Objetivos Específicos
Dar subsídios teóricos e metodológicos no âmbito da Psicologia Escolar e Educacional que possibilitem formar profissionais com competência e excelência para propor e encaminhar soluções de problemas empíricos e/ou teóricos próprios a essas áreas de conhecimento, além de fazer frente às demandas sociais e, nesse sentido, contribuir na elaboração e implementação de políticas públicas nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos;
Articular e realizar ações conjuntas visando a ampliação de pesquisas e intervenções na área, ampliando conhecimentos sobre a psicologia da educação, a partir de reflexões do campo social que possam contribuir na construção de uma educação de qualidade.
Público-alvo
O público-alvo será: Psicólogos, Assistentes Sociais e demais profissionais que trabalham com a área educacional.
A contribuição que se pretende dar em termos de competências e habilitações aos egressos, serão:
- Atuar de forma interdisciplinar, reconhecendo a educação como campo vasto e composto por diversas áreas do conhecimento;
- Promover espaços de diálogo dentro do campo educacional, contemplando os diversos atores inseridos nesse contexto;
- Promover espaços e estratégias voltadas à atenção à saúde;
- Atuar de forma crítica frente aos discursos contemporâneos referentes à atuação do psicólogo escolar e também aos modos de produção da queixa e do fracasso escolar.
Pré-requisitos para seleção:
Ter concluído a graduação em qualquer área do conhecimento.
Avaliações:
A avaliação do Pós-Graduação Lato Sensu em EAD, ocorrerá no final de cada Unidade de Aprendizagem (UA) com notas de zero (0) a dez (10), conforme o que determina o Regimento Geral da URI. A média final da disciplina é inserida no Sistema TOTVS representando a nota1 e a nota 2 assim distribuídas:
Nota 1:
I – 50% - Percurso de toda a Trilha de Aprendizagem.
II – 50% - Entrega e acerto das atividades e exercícios propostos
Nota 2: será reproduzida a partir da nota 1
O professor da disciplina é o responsável pela avaliação da aprendizagem, contendo nota 1 e nota 2 (oriundas da entrega e acerto das atividades e exercícios propostos) e registro da avaliação no ambiente virtual.
Trabalho de Conclusão
Para a finalização do curso, o aluno terá que elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso em formato de projeto prático na área de sua escolha, com o objetivo de criar uma ideia inovadora, metodologia ou intervenção, contribuindo com o desenvolvimento do campo de estudos e atuação em Psicologia Escolar. Esse projeto prático deverá ser executado e posteriormente apresentando, em forma de relatório dos resultados obtidos, para uma banca de avaliação. Nessa etapa, o aluno recebe a orientação de um professor que acompanhará todas as fases do projeto.
Coordenação:
Nome do Coordenador Pedagógico do Curso: Camilla Baldicera Biazus
Titulação completa: Graduação em Psicologia (UFN), Mestrado em Psicologia Clínica (Unisinos), Doutorado em Letras (UFSM), Pós-doutorado em Psicologia (UFSM)
Experiência acadêmica e profissional: Professora e Psicóloga clínica
E-mail: camillabiazus@urisantiago.br
Telefone para contato: (55) 99638 8149