Área do conhecimento: Farmácia
Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Estudos Farmacêuticos
Linha de Pesquisa: Promoção, prevenção e reabilitação em saúde
Público-alvo: Farmacêuticos nas diversas áreas de atuação, como farmácia comercial; farmácia de manipulação; farmácia hospitalar, tanto da área pública quanto das instituições privadas.
Pré-requisitos para seleção: Diploma de bacharel em Farmácia
Modalidade: EAD (480 horas)
Objetivo geral:
Capacitar os profissionais farmacêuticos para exercerem a prática clínica, destacando seu papel profissional como prescritor.
Objetivos Específicos:
• Capacitar os profissionais farmacêuticos para que melhor possam atender às novas exigências das normas da prescrição farmacêutica;
• Ampliar a compreensão acerca das boas práticas de prescrição e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício da farmácia clínica e terapêutica;
• Utilizar sua formação para subsidiar a tomada de decisões que envolvam o uso racional de medicamentos e influenciam o comportamento dos usuários de medicamentos.
Disciplinas:
Ética e Bioética na Prática Farmacêutica A
Noções em Cuidado e Semiologia Farmacêutica
Princípios de Farmacologia Clínica e Terapêutica A
Interpretação de exames laboratoriais I
Interpretação de exames laboratoriais II
Prescrição Racional de MIPs que atuam no Sistema Respiratório e anti-histamínico A
Prescrição Racional de Analgésicos, Antitérmicos e Anti-inflamatórios
Interpretação de exames laboratoriais III
Interpretação de exames laboratoriais IV
Prescrição racional de MIPS que atuam no sistema digestório e anti-parasitários A
Farmacoterapia do Sistema Cardiovascular
Atenção Farmacêutica e Farmacoterapia do Sistema Nervoso Central A
Prescrição e uso racional de produtos dermatológicos
Prescrição e uso racional de produtos naturais I
Prescrição e uso racional de produtos naturais II
Atenção Farmacêutica ao paciente Idoso
Professores:
Amanda Leitão Gindri
Catiuscia Molz de Freitas
Danieli Urach Monteiro
Liana Pedrolo Canterle
Thais Ramos Dal Molin
Mensalidade: 24 x R$200
Coordenadora pedagógica do curso:
Amanda Leitão Gindri
Doutora em Ciências Farmacêuticas
Especialista Cosmetologia e ciências da pele
Experiência em farmácia comercial e laboratório de manipulação de fórmulas desde 2010
Docente da URI - Câmpus de Santiago, desde o ano de 2014
E-mail: amanda.gindri@urisantiago.br
Telefone para contato: (55) 9 9653-7163
Mais:
Este projeto de Pós-graduação oferece um aprofundamento aos profissionais farmacêuticos, funcionando, portanto, como formação continuada aos referidos profissionais, que estão envolvidos ou querem se envolver e se aperfeiçoar nos processos, conceitos e práticas da farmácia clínica. Este aperfeiçoamento ocorrerá por meio de fundamentos e metodologias de ensino e aprendizagem, que permitam a capacitação para se adequarem as novas exigências das normas da prescrição Farmacêutica, Clínicas e Consultórios Farmacêuticos, tendo como reflexo um melhor desempenho profissional.
Vale ressaltar que, o farmacêutico contemporâneo atua no cuidado direto ao paciente, promove o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde, redefinindo sua prática a partir das necessidades dos pacientes, família, cuidadores e sociedade.
Neste contexto, um dos serviços farmacêuticos é o de atenção farmacêutica/cuidado farmacêutico, inicialmente traduzido do inglês Pharmaceutical Care. Este serviço é provido única e exclusivamente pelo farmacêutico aos pacientes e proporcionado pela farmácia como parte de seus serviços à comunidade e tem seu enfoque no atendimento clínico (acompanhamento farmacoterapêutico) e na resolução de problemas relacionados à farmacoterapia de pacientes. Convém ressaltar que os serviços farmacêuticos clínicos são uma forma de se operacionalizar os princípios e objetivos da atenção farmacêutica. Portanto, para que essa demanda seja atendida, há necessidade da formação clínica e aprofundamento de conhecimento para os profissionais graduados no Curso de Farmácia.
O acompanhamento farmacoterapêutico, realizado no serviço de cuidado farmacêutico, é uma atividade farmacêutica centrada na avaliação dos resultados terapêuticos e na provisão de cuidados contínuos ao paciente. Este é estruturado por meio de revisão clínica, abrangente e detalhada da farmacoterapia proposta. Este estudo fundamenta-se na avaliação dos resultados terapêuticos (considerando a efetividade e segurança) e do processo de utilização de medicamentos, analisando-se informações do prescritor, do cuidador, do prontuário, de exames laboratoriais, entre outros.