EM BREVE
Área do conhecimento: Letras
Grupo de Pesquisa: Práticas mediadoras de Ensino
Linha de Pesquisa: Processos educativos, linguagens e tecnologias
Público-alvo: Os egressos do Curso de Especialização em Letramentos Múltiplos como Prática social em educação básica devem sair com habilidades e competências aprofundadas para trabalhar com os alunos da educação básica em termos de leitura, produção e letramentos múltiplos, exigências da contemporaneidade, sugeridas pela nova BNCC.
Pré-requisitos para seleção: Titulação comprovada de graduado nos cursos de Letras: Português e Inglês.
Objetivo geral:
- Aprofundar o conhecimento em relação aos Letramentos múltiplos nos diversos contextos/gêneros textuais, bem como a sua aplicação com estudantes da educação básica.
Objetivos Específicos:
- Reconhecer a importância do letramento como condição em que o estudante exerça as práticas sociais de leitura e de escrita em diversos contextos.
- Apresentar a evolução do conceito de Letramento e a sua aplicação no ensino;
- Conhecer a literatura surda, bem como materiais disponíveis na língua de sinais.
- Utilizar a literatura como práticas de letramento, em diferentes níveis de ensino.
- Verificar formas de visualidade na literatura, como a leitura narrativas imagéticas e verbo-visuais.
- compreender como desenvolver as habilidades ou letramentos digitais sugeridasna BNCC.
Disciplinas:
Alfabetização e letramento
Letramento, leitura e produções diversas
A formação do leitor de literatura infantil e juvenil
Letramento, leitura e Gêneros textuais
Língua, leitura e mídias digitais
Narrativas orais às imagéticas
Educação, inclusão e letramento
Múltiplas leituras
Letramento e literatura infanto-juvenil
Mídias e tecnologias digitais na educação
Prática pedagógica para letramento
Produção e avaliação de material didático
Professores:
Adriana Carlosso Irion
Eliane de Fátima Manenti Rangel
Silvana da Rosa
Giovana Toscani Gindri
Luana Teixeira Porto
Adriane Ester Hoffmann
Ana Paula Teixeira Porto
Coordenadora pedagógica do curso:
Eliane de Fátima Manenti Rangel
Mestre em Teorias do texto e do discurso
Experiência acadêmica e profissional:
- docente há 15 anos no ensino superior;
- coordenadora do Programa PIBID de 2012 a 2013;
- coordenadora do curso de Letras;
- coordenadora de área do conhecimento;
- chefe do Departamento de Linguística, Letras e Artes;
- membro avaliadora do CIAPEX;
- membro avaliadora do CEP.
E-mail: eliane.rangel@urisantiago.br
Telefone para contato: (55) 9 91192024
Mais:
Este projeto de Pós-graduação se justifica porque oferece um aprofundamento aos profissionais da educação, funcionando, portanto, como formação continuada aos referidos profissionais, que estão envolvidos ou querem se envolver e se aperfeiçoar nos processos, conceitos e práticas de letramento, por meio de fundamentos e metodologias de ensino e aprendizagem, que permitam a reflexão e a prática em relação ao exercício pedagógico, tendo como reflexo um melhor desempenho profissional, baseado em práticas contemporâneas e sugeridas pela nova BNCC.
Nesse sentido, ampliando as possibilidades de letramento, o curso, por abordar um fenômeno atual na área da educação, contempla diferentes dimensões no que se refere à linguagem como prática social, aspectos sociais, psicológicos e educacionais envolvidos na leitura e produção oral e escrita, contribuindo para o desenvolvimento educacional e social.
Serão aulas por meio do ensino a distância no Classroom com conteúdos, ou seja, Unidades de Aprendizagem - UA - da Sagah, as quais são compostas por vários itens/recursos didáticos como, por exemplo, apresentação, desafio, livro texto, em que se apresentam conceitos e explanações a respeito do tema abordado em cada disciplina. Além disso, exercícios, infográficos, audiovisuais, dicas do professor e, por último, a seção “saiba mais” que traz livros ou artigos científicos, para que o acadêmico possa, ainda, aprofundar o conteúdo.
O processo de ensino-aprendizagem, além das UAs, contará com metodologias ativas, que podem ser aplicadas pelo professor, projetos e fóruns para provocar debates a respeito dos temas em discussão e verificar a aprendizagem dos acadêmicos. Também serão disponibilizadas atividades ou trabalhos complementares, bem como outras referências bibliográficas sugeridas pelo professor responsável da disciplina.
A URI possui infraestrutura adequada e necessária à realização do curso de pós com laboratórios de informática, softwares, biblioteca local e virtual, Portal de Periódicos Capes, internet à disposição dos alunos, área de acesso a pessoas com necessidades especiais, bar, auditório, banheiros adaptados e salão de atos.