Pós-Graduação em Letramentos múltiplos como prática social para educação básica

16/02/2021 14h19min

INSCRIÇÕES ABERTAS

Área do conhecimento: Letras

Grupo de Pesquisa: Práticas mediadoras de Ensino

Linha de Pesquisa: Processos educativos, linguagens e tecnologias

Público-alvo: Os egressos do Curso de Especialização em Letramentos Múltiplos como Prática social em educação básica devem sair com habilidades e competências aprofundadas para trabalhar com os alunos da educação básica em termos de leitura, produção e letramentos múltiplos, exigências da contemporaneidade, sugeridas pela nova BNCC.

Pré-requisitos para seleção: Titulação comprovada de graduado nos cursos de Letras: Português e Inglês.

Modalidade: EAD

 

Objetivo geral:

- Aprofundar o conhecimento em relação aos Letramentos múltiplos nos diversos contextos/gêneros textuais, bem como a sua aplicação com estudantes da educação básica.

Objetivos Específicos:

- Reconhecer a importância do letramento como condição em que o estudante exerça as práticas sociais de leitura e de escrita em diversos contextos.

- Apresentar a evolução do conceito de Letramento e a sua aplicação no ensino;

- Conhecer a literatura surda, bem como materiais disponíveis na língua de sinais.

- Utilizar a literatura como práticas de letramento, em diferentes níveis de ensino.

- Verificar formas de visualidade na literatura, como a leitura narrativas imagéticas e verbo-visuais.

- compreender como desenvolver as habilidades ou letramentos digitais sugeridasna BNCC. 

 

Disciplinas:

Alfabetização e letramento   

Letramento, leitura e produções diversas   

A formação do leitor de literatura infantil e juvenil

Letramento, leitura e Gêneros textuais    

Língua, leitura e mídias digitais

Narrativas orais às imagéticas

Educação, inclusão e letramento

Múltiplas leituras

Letramento e literatura infanto-juvenil

Mídias e tecnologias digitais na educação

Prática pedagógica para letramento

Produção e avaliação de material didático

 

Professores:

Adriana Carlosso Irion

Eliane de Fátima Manenti Rangel

Silvana da Rosa

Giovana Toscani Gindri

Luana Teixeira Porto

Adriane Ester Hoffmann

Ana Paula Teixeira Porto

Mensalidade: R$199,99

Coordenadora pedagógica do curso:

Eliane de Fátima Manenti Rangel

Mestre em Teorias do texto e do discurso

Experiência acadêmica e profissional:

- docente há 15 anos no ensino superior;

- coordenadora do Programa PIBID de 2012 a  2013;

- coordenadora do curso de Letras;

- coordenadora de área do conhecimento;

- chefe do Departamento de Linguística, Letras e Artes;

- membro avaliadora do CIAPEX;

- membro avaliadora do CEP. 

 

E-mail:   eliane.rangel@urisantiago.br

Telefone para contato: (55) 9 91192024

 

Mais:

Este projeto de Pós-graduação se justifica porque oferece um aprofundamento aos profissionais da educação, funcionando, portanto, como formação continuada aos referidos profissionais, que estão envolvidos ou querem se envolver e se aperfeiçoar nos processos, conceitos e práticas de letramento, por meio de fundamentos e metodologias de ensino e aprendizagem,  que permitam a reflexão e a prática em relação ao exercício pedagógico, tendo como reflexo um melhor desempenho profissional, baseado em práticas contemporâneas e sugeridas pela nova BNCC.

Nesse sentido, ampliando as possibilidades de letramento, o curso, por abordar um fenômeno atual na área da educação, contempla diferentes dimensões no que se refere à linguagem como prática social, aspectos sociais, psicológicos e educacionais envolvidos na leitura e produção oral e escrita, contribuindo para o desenvolvimento educacional e social.

 

Serão aulas por meio do ensino a distância no Classroom com conteúdos, ou seja, Unidades de Aprendizagem - UA - da Sagah, as quais são compostas por vários itens/recursos didáticos como, por exemplo, apresentação, desafio, livro texto, em que se apresentam conceitos e explanações a respeito do tema abordado em cada disciplina. Além disso, exercícios, infográficos, audiovisuais, dicas do professor e, por último, a seção “saiba mais” que traz livros ou artigos científicos, para que o acadêmico possa, ainda, aprofundar o conteúdo.

O processo de ensino-aprendizagem, além das UAs, contará com metodologias ativas, que podem ser aplicadas pelo professor, projetos e fóruns para provocar debates a respeito dos temas em discussão e verificar a aprendizagem dos acadêmicos. Também serão disponibilizadas atividades ou trabalhos complementares, bem como outras referências bibliográficas sugeridas pelo professor responsável da disciplina.

 

A URI possui infraestrutura adequada e necessária à realização do curso de pós com laboratórios de informática, softwares, biblioteca local e virtual, Portal de Periódicos Capes, internet à disposição dos alunos, área de acesso a pessoas com necessidades especiais, bar, auditório, banheiros adaptados e salão de atos.

 

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