Vamos cuidar da população idosa?

07/04/2021 14h29min

Com este propósito, diretoria da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Gerontologia toma posse

O 25 de março de 2021 foi uma data marcante para a URI Santiago. É que aconteceu a aula inaugural e a posse da diretoria da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Gerontologia URI Câmpus Santiago (LAIGUS).

Liga Acadêmica Interdisciplinar Gerontológica: importância, desafios e expectativas, foi a temática da aula inaugural, com uma fala proferida pelas seguintes profissionais:  Presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa e Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Irede Cristofoli Carbelon, Presidente do Departamento Gerontológico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG RS), Maria Cristina Sant’ Anna da Silva, e Presidente do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológico (DCEG) da ABEn- RS, Maria Elisabete Bairros de Camargo. A mediação foi da acadêmica Patrícia Fonseca Martins, Presidente da LAIGUS. 

A aula inaugural e a posse tiveram a participação da Diretora Geral da URI Santiago, coordenadores de cursos, acadêmicos de diversos cursos, professores, técnicos administrativos, membros do DCEG da ABEn- RS, Secretário da Saúde, membros do Conselho Municipal do Idoso, gestores dos serviços que prestam cuidados às pessoas idosas do município e comunidade santiaguense em geral.

No momento inicial, ocorreu a fala de abertura com a diretora Michele Noal Beltrão, após, aconteceu a cerimônia de posse da diretoria acadêmica do ano de 2021, seguida de uma fala introdutória sobre a LAIGUS proferida pela professora Claudete Moreschi, responsável pela Liga. Buscou-se assim, proporcionar aos participantes um momento de mais conhecimento sobre uma Liga Acadêmica Interdisciplinar. A posse da diretoria foi realizada pela direção da URI, junto das professoras orientadoras da LAIGUS. O evento também teve também o apoio e contribuição do DCEG da ABEN-RS.

 

Ligantes empossados:

Diretoria:

- Patrícia  Fonseca Martins (Enfermagem 9º Semestre): Presidente

- Giulia  dos  Santos  Goulart (Enfermagem 7º Semestre): Vice-Presidente

- Gabrieli Billo  Furtado (Educação Física 7º Semestre): Diretora  de Comunicação  e  Divulgação

- Eduarda  Ritter  de  Lima (Farmácia 5º Semestre): Diretora Científica

- Caroline  Alves  da  Rosa (Psicologia 10º Semestre): Diretora  Financeira

Membros Efetivos Ligantes:

- Angelita de Lara Brum (Enfermagem 3º Semestre)

- Carolina Oliveira Carvalho (Enfermagem 3º Semestre)

- Larissa Meyne (Enfermagem 7º Semestre)

- Mariana Ávila Monte (Farmácia 3º Semestre)

- Patrícia Vaz Gaier da Rosa (Educação Física 5º Semestre)

- Rafaela Machado Ravalha (Enfermagem 7º Semestre)

- Thaís Chiarello Lopes (Enfermagem 9º Semestre)

Membro Associado:

- Bárbara Belmonte Bedin (Enfermeira, Graduada pela URI Câmpus Santiago; Pós- graduanda em Enfermagem em Geriatria e Gerontologia)

 

Depoimentos:

Este momento significa a formalização de um sonho de acadêmicos que possuem um olhar atento e sensível acerca do processo de envelhecimento.

A LAIGUS visa aprofundar o trinômio ensino, pesquisa e extensão acerca do envelhecimento humano, com ênfase na interdisciplinaridade, visando o desenvolvimento, a promoção, a atualização e a difusão de conhecimentos teórico-práticos, crítico-reflexivos e científicos durante a formação acadêmica dos estudantes vinculados. Uma temática tão relevante para os dias atuais.

É notável que,atualmente,a saúde da pessoa idosa requer uma abordagem ampliada pelos profissionais de saúde, tornando-se necessário que estes profissionais compreendam a importância de uma atuação interdisciplinar com vistas a manutenção, prevenção e promoção do envelhecimento ativo. Deste modo, no âmbito acadêmico, torna-se importante que no decorrer do processo de ensino e aprendizagem o conhecimento sobre o processo de envelhecimento seja ofertado para os estudantes por meio de diferentes abordagens, dentre elas, as ligas acadêmicas.

Hoje a LAIGUS conta com a participação de 12 acadêmicos ligantes, contemplando os cursos de Enfermagem, Educação Física, Psicologia e Farmácia, conta também com um membro associado constituído por uma Enfermeira egressa, motivo de orgulho e gratidão!

Professora Claudete

 

Foi vivenciado com um misto de emoções, pois nosso sonho acadêmico, por meio da LAIGUS, teve a interação universidade e comunidade santiaguense, proporcionando a apresentação do nosso propósito enquanto Liga Acadêmica Interdisciplinar em prol da população idosa.

E deixamos mais uma mensagem:

Todos nós temos um sonho, um desejo lá no fundo do coração. Muitos têm mais de um. Outros, uma verdadeira coleção. Se perseguimos qualquer um de nossos sonhos, poderemos realizá-lo.

A LAIGUS é um sonho realizado!

Vamos cuidar da nossa população idosa!

Equipe de ligantes

 

Visite a página no instagram @laigus, LaigusURI no Facebook ou entre em contato pelo e-mail laigusuri@gmail.com

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Musicoterapia é tema da 1ª roda de conversa do LAPICS de 2021

15/04/2021 10h47min

Inscrições abertas para a 26ª turma do curso de Instrutor de Trânsito

14/04/2021 09h53min

URI volta a atender o público de forma presencial

12/04/2021 13h29min

Inscrições abertas para o curso de Examinador de Trânsito

12/04/2021 09h45min

Curso de Diretor Geral inscreve a partir deste sábado

10/04/2021 10h34min

URI assina acordo de cooperação com universidade internacional

08/04/2021 16h56min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157




2021 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago