URICAST - O podcast da URI Santiago

14/09/2023 11h07min

Universidade lança novo projeto de comunicação

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, estará mais próxima da comunidade acadêmica e geral, com um novo projeto de comunicação. Em um formato mais despojado e divertido, a Instituição lançou o URICAST - o podcast da Universidade, no dia 30 de agosto.

O primeiro episódio tratou sobre o XXIX Seminário Institucional de Iniciação Científica, Inovação e Tecnologia (SIICITec), que ocorrerá em outubro na Instituição. Para relatar melhor sobre o evento, estiveram presentes no URICAST, a Vice-coordenadora, Professora Amanda Leitão Gindri, e a acadêmica do Curso de Farmácia e bolsista, Francine Delevati.

O SIICITec ocorre em conjunto com o XXVII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação (SIPPG) e XXI Seminário de Extensão (SIEx), e objetiva reunir pesquisadores, pós-graduandos e acadêmicos bolsistas da URI e de outras Instituições de Ensino Superior. O momento além de oportunizar a apresentação dos trabalhos, gera espaços de reflexão e discussão, tendo em vista, os mais variados temas e suas áreas de conhecimento.

O Seminário busca divulgar e avaliar as atividades de pesquisa em nível de iniciação científica, extensão e inovação tecnológica. Além de promover a socialização dos pesquisadores, fortalecendo a ciência na formação acadêmica e profissional.

A Vice-coordenadora, Profª Amanda, apresentou as possibilidades que o SIICITec oferece aos estudantes e pesquisadores, tendo em vista, que poderão utilizar desses conhecimentos para o sucesso profissional ou, na produção de mais conteúdo.

- Os nossos estudantes saem capacitados e preparados para o mercado de trabalho, bem como, servidos de uma base de ensino, para caso desejem seguir no caminho da academia -, relata a Vice-coordenadora do SIICITec.

Um exemplo disso é a acadêmica do sexto semestre do Curso de Farmácia, Francine Delevati, que participou do programa em 2022. A acadêmica participou do projeto “Interdisciplinaridade e Extensão nas Escolas de Educação Básica” e atualmente, segue como bolsista, em outros projetos.

A acadêmica que sempre mostrou interesse na busca por mais conhecimento, se viu instigada pelo SIICITec e pelo o que projeto a proporciona, ainda enquanto estudante. Foi quando resolveu participar e pode desenvolver um prazer ainda maior, pelo ensino.

- Eu indico a todos a participação, é uma oportunidade de crescimento acadêmico enorme. Estudem e busquem sempre conhecer o que ainda é novo, e tornar esse hábito um prazer e uma satisfação. Aproveitem essa chance que a Universidade nos dá, somando na nossa vida acadêmica -, conclui a bolsista.

O SIICITec ocorre dia 26 de outubro, de maneira online e aguarda dezenas de inscritos, na edição organizada pela URI Santiago. Para saber mais sobre o projeto e o URICAST, acesse o Facebook e o YouTube da Universidade, e reveja o episódio de estreia.

URICAST

A iniciativa partiu da ideia de conhecer o que acontece na Universidade e para relatar da melhor maneira, o podcast trará protagonistas fundamentais, como os Professores, os acadêmicos e os egressos. Desse modo, irá trazer as vivências do Câmpus, pelo olhar técnico, daqueles que fazem ou fizeram parte dessa história.

O projeto objetiva aproximar a Universidade da sociedade, por meio de um bate-papo espontâneo, compreendendo melhor o que cada graduação oferece e como hoje, o atual profissional, encara o mercado de trabalho.

Com realização semanal, os programas serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube e também no Facebook da URI Santiago. A mediação ficará a cargo da Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex), Aline Carlosso e do radialista da URI FM, Júlio Barcelos. Já a produção será por conta da jornalista do Núcleo de Comunicação da Universidade (NUCOM), Emanuely Guterres e a central técnica, sob responsabilidade do operador, Edison Martins.

Os episódios contarão com convidados presenciais e também, de forma on-line. Isso porque, busca-se mostrar o leque de oportunidades e a expansão do horizonte profissional, que o então graduado pode esperar.

Conforme o Diretor Geral da URI Santiago, Professor Júlio César Wincher Soares, o URICAST é um avanço em comunicação universitária, levando as atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, desenvolvidas em diferentes plataformas. Além disso, o projeto alcança não somente os universitários, mas sim, toda a comunidade acadêmica.

- A criação do URICAST é muito importante para a Universidade Comunitária, pois podemos dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ainda, instigar novos desejos, naqueles que buscam por um ensino de qualidade -, ressalta o Diretor.

A colaboração e o trabalho intenso e alinhando da equipe de comunicação do Câmpus, também é enfatizado pelo Diretor da Universidade.

- O olhar utilizado pela equipe do URICAST está tendo um grande valor nesta produção, buscando ilustrar a nossa comunidade, os diferentes atores do ecossistema URI -, conclui o Diretor.

Acompanhe também a Universidade no Instagram e fique por dentro da programação, divulgada toda segunda-feira.

 

 

 

 

 

 


Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Curso de Psicologia da URI foi pauta no segundo episódio do URICAST

22/09/2023 13h50min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago