Máquinas irão compor o Laboratório de Inovação do Câmpus
Na manhã desta quarta-feira (17), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, recebeu 15 computadores do Programa Sustentare - programa de destinação e descarte de ativos eletrônicos de órgãos e entidades -, do Governo do Estado. A entrega foi realizada pela Executiva Estadual e egressa da Instituição, Mileny Velasco, no gabinete do Diretor Geral.
Os equipamentos foram recebidos pelo Diretor Geral, Professor Julio Cesar Wincher Soares e pela Diretora Acadêmica, Profa. Adriana Irion, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento acadêmico e na formação dos futuros profissionais.
- A URI Santiago, ao longo da sua caminhada, trabalha com o compromisso de cuidar da comunidade e auxiliar na sua transformação. Sendo assim, seguimos buscando por novos projetos de inovação que promovam melhoria na qualidade de vida das pessoas -, afirma o Diretor Geral, Prof. Julio Cesar Wincher Soares.
A aquisição dos computadores aconteceu por meio de uma conexão do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), coordenado pelo Prof. Higor Machado, com o Programa Sustentare, do governo do Rio Grande do Sul. Desse modo, os aparelhos que já possuem destino, farão parte do Laboratório de Inovação do Câmpus.
- Ficamos muito gratos com o recebimento destes materiais, tendo em vista sua importância tanto para os projetos de inovação, quanto para o uso dos docentes e dos estudantes -, relata a Diretora Acadêmica, Profa. Adriana Irion.
A Universidade contou com o apoio da Executiva Estadual, Mileny Velasco e do Deputado Estadual, Beto Fantinel, que trabalharam em parceria com a URI Santiago, sempre buscando mecanismos para fomentar ainda mais as atividades no Câmpus.
- É uma honra auxiliar a Universidade, no que tange seu crescimento e qualidade! O programa possui extrema relevância e ainda promove esse trabalho em conjunto com a Fundação Pão dos Pobres, no qual por meio de seus participantes, realiza a manutenção dos aparelhos, antes da chegada ao destino final -, comenta a Executiva Estadual, Mileny Velasco.
Na ocasião, além da entrega dos equipamentos, a Executiva Estadual formalizou junto a Direção do Câmpus, o recebimento das máquinas, que agora farão parte da Universidade.
- Reforçamos o agradecimento aos nossos parceiros, pois é de suma importância para a Universidade as parcerias, para a manutenção do trabalho com foco na transformação de vidas e no fomento à educação emancipatória para Santiago e região -, conclui o Diretor Geral.
Programa Sustentare
O Programa Sustentare, instituído em 2016, trata da destinação e do descarte de ativos eletroeletrônicos de órgãos e de entidades do Estado do Rio Grande do Sul.
O estado, com caráter inovador e propositivo, estabelece fundamentos e ações voltadas aos entes públicos estaduais no que diz respeito ao descarte e destinação de equipamentos eletroeletrônicos. Estas ações viabilizam mudanças comportamentais e processuais em respeito à legislação ambiental, ao aumento do ciclo de vida de equipamentos eletroeletrônicos, a ações de inclusão social, bem como a preservação do meio ambiente.
O programa também permite, ao longo da sua implementação, possibilitar novas alternativas de trabalho, econômicas e de criação, para as comunidades em geral, principalmente nas questões relativas aos processos de reciclagem de equipamentos e aos processos de descaracterização.
Com estas premissas e o problema do que fazer com o chamado “lixo eletrônico”, o governo adere às melhores práticas de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social através da gestão dos seus resíduos, visando o reaproveitamento otimizado e a racionalização dos recursos públicos lógicos e físicos.