URI Santiago recebe remessa de computadores do Programa Sustentare

17/04/2024 19h40min

Máquinas irão compor o Laboratório de Inovação do Câmpus

Na manhã desta quarta-feira (17), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, recebeu 15 computadores do Programa Sustentare - programa de destinação e descarte de ativos eletrônicos de órgãos e entidades -, do Governo do Estado. A entrega foi realizada pela Executiva Estadual e egressa da Instituição, Mileny Velasco, no gabinete do Diretor Geral.

Os equipamentos foram recebidos pelo Diretor Geral, Professor Julio Cesar Wincher Soares e pela Diretora Acadêmica, Profa. Adriana Irion, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento acadêmico e na formação dos futuros profissionais.

- A URI Santiago, ao longo da sua caminhada, trabalha com o compromisso de cuidar da comunidade e auxiliar na sua transformação. Sendo assim, seguimos buscando por novos projetos de inovação que promovam melhoria na qualidade de vida das pessoas -, afirma o Diretor Geral, Prof. Julio Cesar Wincher Soares.

A aquisição dos computadores aconteceu por meio de uma conexão do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), coordenado pelo Prof. Higor Machado, com o Programa Sustentare, do governo do Rio Grande do Sul. Desse modo, os aparelhos que já possuem destino, farão parte do Laboratório de Inovação do Câmpus.  

- Ficamos muito gratos com o recebimento destes materiais, tendo em vista sua importância tanto para os projetos de inovação, quanto para o uso dos docentes e dos estudantes -, relata a Diretora Acadêmica, Profa. Adriana Irion. 

A Universidade contou com o apoio da Executiva Estadual, Mileny Velasco e do Deputado Estadual, Beto Fantinel, que trabalharam em parceria com a URI Santiago, sempre buscando mecanismos para fomentar ainda mais as atividades  no Câmpus. 

- É uma honra auxiliar a Universidade, no que tange seu crescimento e qualidade! O programa possui extrema relevância e ainda promove esse trabalho em conjunto com a Fundação Pão dos Pobres, no qual por meio de seus participantes, realiza a manutenção dos aparelhos, antes da chegada ao destino final -, comenta a Executiva Estadual, Mileny Velasco. 

Na ocasião, além da entrega dos equipamentos, a Executiva Estadual formalizou junto a Direção do Câmpus, o recebimento das máquinas, que agora farão parte da Universidade. 

- Reforçamos o agradecimento aos nossos parceiros, pois é de suma importância para a Universidade as parcerias,  para a manutenção do trabalho com foco na transformação de vidas e no fomento à educação emancipatória para Santiago e região -, conclui o Diretor Geral. 

 

Programa Sustentare 

O Programa Sustentare, instituído em 2016, trata da destinação e do descarte de ativos eletroeletrônicos de órgãos e de entidades do Estado do Rio Grande do Sul.

O estado, com caráter inovador e propositivo, estabelece fundamentos e ações voltadas aos entes públicos estaduais no que diz respeito ao descarte e destinação de equipamentos eletroeletrônicos. Estas ações viabilizam mudanças comportamentais e processuais em respeito à legislação ambiental, ao aumento do ciclo de vida de equipamentos eletroeletrônicos, a ações de inclusão social, bem como a preservação do meio ambiente. 

O programa também permite,  ao longo da sua implementação, possibilitar novas alternativas de trabalho, econômicas e de criação, para as comunidades em geral, principalmente nas questões relativas aos processos de reciclagem de equipamentos e aos processos de descaracterização.

Com estas premissas e o problema do que fazer com o chamado “lixo eletrônico”, o governo adere às melhores práticas de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social através da gestão dos seus resíduos, visando o reaproveitamento otimizado e a racionalização dos recursos públicos lógicos e físicos.

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

URI Santiago lança novo site do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari

24/05/2024 19h54min

Startup Lab Região Central está com as inscrições abertas

03/05/2024 13h51min

Edital de Bolsas de Pesquisa e Extensão encerra hoje

15/04/2024 10h27min

Aberto os Editais de Bolsas de Pesquisa e Extensão

05/04/2024 14h44min

Semana Acadêmica do Curso de Ciência da Computação abordou inovação e tecnologia

14/11/2023 15h44min

Startup Weekend Santiago Agro promoverá inovação e sustentabilidade

28/09/2023 15h01min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago