Tema trabalhado trouxe a universidade e a escola na articulação da iniciação à docência
O VIII Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi realizado na última segunda-feira (25), com o tema “Universidade e escola na articulação e interação da iniciação à docência”. O evento iniciou às 14h com a presença da direção da URI, coordenadores do PIBID, escolas-campo PIBID, supervisores bolsistas, alunos bolsistas do programa e convidados.
O principal objetivo foi oportunizar a reflexão e discussão de conhecimentos, envolvendo a docência, bem como a socialização das experiências e vivências propiciadas por meio da articulação e interação da Iniciação à Docência, no âmbito do PIBID/URI.
O seminário foi aberto pela coordenadora institucional do programa, professora Ana Cristina Sapper Biermann, seguido pela palavra da coordenadora interna do PIBID, professora Maria Saléti Reolon e pela fala do diretor acadêmico, professor Claiton Ruviaro.
Com o tema “Somos o resultado de nossas crenças”, o professor Gilberto Kolinki Girardon, realizou palestra ao público. A ex-bolsista do PIBID, do curso de Ciências Biológicas, Raíssa Soares Spagnol, mestranda em Ecologia pela URI Erechim, deixou um depoimento aos presentes.
O momento foi seguido por dinâmica do curso de Educação Física, através da professora supervisora do PIBID do colégio Monsenhor Assis, Ângela Bortoli Jahn. A dinâmica consistiu na construção de boneco colocando palavras referentes ao PIBID vivenciado no referido colégio neste ano de 2019, seguida pela apresentação dos grupos com as palavras listadas nos bonecos.
O auditório, estava todo decorado com banners e materiais didáticos confeccionados nos projetos aplicados no Colégio Estadual Monsenhor Assis no decorrer do ano.
O evento foi encerrado com confraternização.