O tradicional desfile de 7 de setembro em Santiago ganhou um toque especial com a participação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Santiago e sua Escola de Educação Básica. O evento, que celebrou o Dia da Independência do Brasil, destacou-se pela integração entre o ensino superior e a educação básica, evidenciando a importância da educação em todas as suas fases.
A Instituição, que há muito tempo é um pilar educacional na região, esteve na avenida com a participação de estudantes, docentes, projetos de inovação social e técnicos-administrativos e de apoio.
Na comissão de frente, estavam os Diretores da Universidade e da Escola de Educação Básica: Diretor Geral, Professor Júlio César Wincher Soares; Diretora Acadêmica, Profa. Adriana Irion; Diretora da Escola, Profa. Roselaine Lamberti; e a Vice-diretora da Escola, Profa. Luciane Manzoni.
Para abrilhantar ainda mais a passagem da URI Santiago na avenida, a Instituição contou com a participação da Banda do CRAS Delci em parceria com o Projeto Olhar Adolescente, desenvolvido na URI.
Na sequência, retratando a cultura e a literatura, os alunos da Escola de Educação Básica da URI, fantasiados de personagens, encantaram a todos com uma apresentação. Ainda enfatizando a temática, foi apresentado um pelotão de estudantes dos anos iniciais e do ensino fundamental, acompanhados de seus pais e familiares.
Além dos estudantes do terceiro ano, representando as suas jornadas na Escola da URI e o novo ciclo que em breve se inicia, visando o ingresso no ensino superior e a busca pela profissão dos sonhos.
O pelotão do Câmpus, trouxe uma representação dos estudantes e Professores do Ensino Superior, levando para a avenida os Cursos de: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária, Psicologia e os Cursos do Ensino à Distância (EaD). Bem como, as ligas acadêmicas e os centros de práticas de cada Curso.
Representando a Universidade Comunitária, a URI Santiago levou para a avenida os projetos de Inovação Social desenvolvidos pelo Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), como a Incubadora Crescer, Central Analítica, Projeto Bola Pro Futuro, Projeto Forma e Saúde, Projeto Olhar Adolescente, Projeto Química Verde, Redes de Cooperação, Projeto Ateliê Miguelina e Projeto Cad. Único.
Desse modo, abrangendo toda a comunidade acadêmica, a URI Santiago ainda apresentou o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAEP), que atende estudantes através do apoio de assistentes sociais e psicólogos.
A URI não se restringe somente às fontes tradicionais de pesquisa, extensão e inovação. Com o olhar voltado para o bem-estar comum, a cidadania e o desenvolvimento, busca-se o fomento para viabilizar projetos interdisciplinares e parcerias, voltadas à integração da Universidade com as diferentes hélices de desenvolvimento. Diante disso, o Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) esteve representado na avenida, contextualizando todos os seus Cursos e oportunidades.
Para encerrar a participação da URI Santiago no desfile cívico, a Instituição foi representada pelos técnicos administrativos e de apoio, que trabalham nas unidades administrativas da Escola e do Câmpus, atendendo estudantes e professores e tornando a experiência de todos ainda mais incrível.
Crédito Fotos: NP Expresso