Os gestores da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Santiago estiveram em Audiência Pública no dia 7 de julho no salão nobre da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).
Participaram o Diretor Geral do Câmpus, professor Júlio Cesar Wincher Soares, a Diretora Acadêmica, professora Claudete Moreschi, além do presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Jaguari (COREDE), professor Heitor Leal. A audiência foi uma realização conjunta entre URI, UNICRUZ, UNIJUÍ e UPF. Por isso, durante a mesma, os gestores de Santiago estiveram com o Reitor da URI, professor Arnaldo Nogaro, e com o Pró-Reitor de Administração, professor Ezequiel Albarello, presentes na atividade.
Promovida pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), a audiência foi organizada pela Comissão Especial das Universidades Comunitárias da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, com a presidência do Deputado Estadual Rafael Braga Librelotto, presidente da Comissão das Universidades Comunitárias.
Na ocasião, aconteceu debate sobre o papel dessas instituições no Estado e a facilitação do acesso ao ensino superior. Segundo o professor Júlio, além dos reitores, falaram pessoas da comunidade, lideranças empresariais e políticas, representantes dos COREDES e representantes de professores e estudantes. “Foi constatada, para toda comunidade presente, a relevância das Universidades Comunitárias no ensino, pesquisa, extensão e inovação ao longo das últimas décadas”, afirmou o Diretor Geral.
Ainda, realizaram-se cobranças ao Governo do Estado, como o cumprimento de repasses previstos na Constituição Estadual, bem como foram solicitadas linhas de crédito com juro subsidiado para melhorar o fluxo de caixa e possibilitar novos investimentos. “Também se pleiteou que seja viabilizada a contratação das Universidades Comunitárias para a prestação de serviços”, explicou o gestor.