URI Santiago disponibiliza o Banco de Dados Geográficos da Cadeia Apícola do Vale do Jaguari – RS

17/01/2019 21h19min

Projeto desenvolvido por acadêmicos e professor do curso de Agronomia

Com apoio da Secretaria do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SDECT) e do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari a URI Santiago desenvolveu o Banco de Dados Geográficos da Cadeia Apícola do Vale do Jaguari-RS.

“O banco de dados faz parte do projeto Fortalecimento da Cadeia Apícola no Vale do Jaguari – RS, que visa à consolidação e o crescimento da cadeia apícola regional, por meio da produção e distribuição de mudas selecionadas para o florestamento e o reflorestamento apícola, realização de cursos de capacitação e desenvolvimento de um banco de dados espaciais com informações sobre a localização dos apiários, perfil dos apicultores, características das propriedades e malha viária dos municípios. Assim, a equipe do projeto construiu novas tecnologias em conjunto com os apicultores, produtores rurais e assentados da agricultura familiar para a gestão apícola, no contexto de propriedade rural inteligente”, comentou o professor Dr. Júlio Cesar Wincher Soares.

 

Sobre o Banco de Dados Geográficos da Cadeia Apícola do Vale do Jaguari - RS                       

Um banco de dados geográficos é uma base de dados desenvolvida para armazenar recursos, consultar e manipular informações e dados espaciais de qualquer tipo. Com ele é possível manipular formas geométricas simples, como linhas, pontos e polígonos, ou ainda, usar recursos mais sofisticados, como topologia, dimensões, anotações, imagens, dados cadastrais, objetos 3D, entre outros, para a representação de fenômenos do mundo real.

O Banco de Dados Geográficos já disponível no site da URI Santiago (www.urisantiago.br/fcavaledojaguari), oferece a possibilidade de análise e consultas espaciais, sendo possível efetuar diversas rotinas, como por exemplo: observar o perfil do apicultor, calcular áreas (polígonos) e a distâncias entre objetos (apiário x centro de comercialização), além de realizar a geração de buffers (área de influência direta e indireta de um apiário) e outras operações entre as geometrias.

Conforme o estudante do 10° semestre do curso de Agronomia Pedro Maurício Santos dos Santos, durante o desenvolvimento do banco de dados geográficos (BDG), foi empregado o que há de mais recente em geotecnologias, dentre elas: imagens de satélite de alta e altíssima resolução espacial; posicionamento pelo sistema global de navegação por satélite (GNSS) em tempo real, com a instalação de uma base de referência Leica GR25W (uma das primeiras do Brasil) e técnicas de geoprocessamento, utilizando a plataforma ArcGIS 10.5.1.

De acordo com o estudante Higor Machado de Freitas (10° semestre do curso de Agronomia), o trabalho de extensão que consistiu em vivências nas propriedades apícolas, foi de extrema relevância para a educação e crescimento profissional.

 

Sobre a importância da Cadeia Apícola do Vale do Jaguari - RS

Segundo dados da área de inteligência comercial da Associação Brasileira de Exportadores de Mel (Abemel), o Brasil ocupa a 8ª posição em termos de valor e de volume de exportação de mel. 

O Núcleo de Técnologia da Informação da URI Santiago proporcionou o suporte necessário aos acadêmicos e professor para a conclusão do banco de dados.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação

Galeria de imagens






Postagens Relacionados

URI Santiago recebe remessa de computadores do Programa Sustentare

17/04/2024 19h40min

Atleta do projeto Olhar Adolescente é vice-campeã em evento de Muay Thay na Serra

15/04/2024 19h04min

Edital de Bolsas de Pesquisa e Extensão encerra hoje

15/04/2024 10h27min

Última chance para ingressar ainda no primeiro semestre de 2024

15/04/2024 09h23min

Inscrições para a Pós-Graduação em Justiça Restaurativa e Mediação por Intermédio da Empatia foram prorrogadas

12/04/2024 14h00min

Computação baseada em Satélites e o Futuro da Internet foram temas de Aula Inaugural de Curso

12/04/2024 13h00min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago