Iniciativa visa preservar o patrimônio documental da Casa Legislativa e ampliar o acesso à informação com segurança e transparência
Representantes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago estiveram na Câmara de Vereadores de Santiago para apresentar o projeto de digitalização e organização do arquivo da instituição legislativa. A ação busca preservar o acervo documental da Casa e torná-lo mais acessível e seguro para futuras gerações.
Participaram da visita o Diretor Geral da URI Santiago, professor Júlio César Wincher Soares, o coordenador do Curso de Ciência da Computação e responsável técnico pelo projeto, Professor Anderson Fortes, e a analista de gabinete Andressa Ciscato. A comitiva foi recebida pelo presidente da Câmara, vereador Haroldo Pouey, e pelo vereador Eldrio Machado.
A proposta de digitalização representa um passo importante para a proteção do patrimônio histórico da Câmara, garantindo que documentos valiosos não fiquem vulneráveis a danos físicos ou à ação do tempo. Ao transformar arquivos físicos em digitais, o projeto também reduz custos com armazenamento, facilita o acesso às informações e promove maior agilidade em consultas e pesquisas.
O serviço será realizado por meio do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), sob desenvolvimento do curso de Ciência da Computação, Setor de Arquivo e Núcleo de Tecnologia da Informação, reforçando o papel da Universidade como agente de inovação regional. A iniciativa alia tecnologia, organização e compromisso com a cidadania, ao disponibilizar informações públicas com mais transparência e eficiência.
Com mais essa ação, a URI Santiago reforça sua atuação como parceira estratégica das instituições públicas da região, contribuindo com soluções tecnológicas, educacionais e sociais que impulsionam o desenvolvimento local.