Evento busca impulsionar a inovação no estado
Agosto começou com tudo no setor do desenvolvimento e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, esteve presente no evento Rotas de Inovação, realizado no Itaimbé Palace Hotel, em Santa Maria. O evento buscou avaliar as ações desenvolvidas, conhecer atores regionais e elaborar novas estratégias para impulsionar a inovação do estado.
Representada pelo Professor Julio Cesar Wincher Soares, Diretor Geral da URI Câmpus Santiago e do Professor Higor Machado de Freitas, Gestor do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari, a Universidade apresentou dois projetos de inovação aberta: Rastreabilidade e Autenticidade do Mel do Vale do Jaguari; e, Química Verde: Produção de Etanol de Amiláceas, na Nova Fronteira Agrícola do Rio Grande do Sul.
Liderado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, o evento serviu como marco avaliativo do Inova RS, programa do Governo que pretende transformar o estado em referência global de inovação, nos próximos 30 anos.
A URI Câmpus Santiago esteve presente no marco zero do Inova, realizado no ano de 2019, e neste ano retornou para a avaliação dos projetos envolvendo a Universidade, a Sociedade Civil Organizada, as Empresas e o Governo. O Prof. Higor Machado, ressalta que os dois projetos foram financiados com recursos do Governo de estado, além do apoio de empresas dos setores produtivos e empresas voltadas à indústria do mel e de etanol.
INOVA RS
O Programa conta com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (FAPERGS), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Badesul, do Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do RS (Citec/FIERGS), da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP) e da Federasul.
A região central foi o segundo destino da comitiva do evento, que ainda passará por mais seis ecossistemas de inovação do estado, até o mês de outubro.