URI conta com a Incubadora Crescer

23/04/2018 15h46min

Inauguração ocorreu na sexta-feira, reunindo a comunidade acadêmica e autoridades

Na tarde de sexta-feira (20), a URI Santiago deu um passo importante rumo à inovação (um dos princípios da universidade) e ao desenvolvimento regional: inaugurou a Incubadora CRESCER. Ela  está funcionando junto ao prédio 09, sala 1020. 

Conforme o professor Anderson Amorin, coordenador da Incubadora, o objetivo dela é fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico no Vale do Jaguari, por meio da criação e desenvolvimento de empresas de base tecnológica e economia criativa. 

O processo de incubação ocorre da seguinte maneira:
Etapa 1 - Abertura de edital de seleção de pré-incubação interna e externa
Etapa 2- Pré- Incubação (seis meses para transformar o modelo de negócio em negócio efetivamente)
Etapa 3- Incubação (desenvolvimento do negócio, com suporte físico, técnico e Networking)
Etapa 4- Graduação (momento que a empresa pode funcionar de maneira autônoma, ou venda da empresa para investidores)

Conforme o docente, este momento é o que a empresa sai da incubadora, pode ocorrer antes dos dois anos, sendo dois anos o tempo máximo de permanência de uma incubada. “Após a graduação esta empresa vira parceira da incubadora e da universidade com novos projetos e participando como possível investidora”, disse. 

A URI pretende abrir espaço para projetos inovadores de empresas já estabelecidas no mercado, nos moldes de "Incubação Corporativa", onde pode-se pegar projetos específicos destas empresas (desde que atendam aos objetivos da incubadora). 

Importante salientar que toda e qualquer pessoa da comunidade que tenha uma ideia nos moldes do objetivo geral pode procurar a Crescer. A ideia também é desenvolver o espírito empreendedor nos alunos, funcionários e professores da URI Santiago. A incubadora é um espaço empreendedor e de inovação para todos.  

Instituições parceiras: prefeitura de Santiago, Centro Empresarial de Santiago e Agência de Desenvolvimento de Santiago. 

A Rádio da URI esteve presente na cobertura, as entrevistas foram ao ar na segunda-feira (23), confira alguns trechos:

Anderson (professor coordenador da incubadora)- “Tanto a economia criativa como empresas de base tecnológica são o foco dos cursos de Administração e de Ciência da Computação e acredito que seja o foco de todos os cursos da URI”. 

Maycol Ferst (egresso e um dos incubados)- “É um feito histórico na URI e vai trazer muito desenvolvimento para a região”. 

Michele Noal Beltrão (diretora acadêmica)- “Foi um evento bastante representativo, ficamos muito felizes com o aceite das pessoas que aqui estão. Foi uma união de esforços de pessoas interessadas”. 

Fabiano Marcon (coordenador curso de Administração)- “No ano passado, um desafio que tivemos foi fazer um projeto pra a ciência e tecnologia, começamos a fazer o planejamento através do edital que não foi aprovado na época mas a ideia foi semeada junto de egressos que saíram na metade do ano e participaram da Startup. Começamos aprimorar a ideia de fazer uma incubadora com recursos próprios da universidade porque justamente é o que faz o desenvolvimento de qualquer área”. 

Contatos:
3251 3151 (URI)
E-mail professor Anderson: ander.walker1@gmail.com

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Edital de Bolsas de Pesquisa e Extensão encerra hoje

15/04/2024 10h27min

Aberto os Editais de Bolsas de Pesquisa e Extensão

05/04/2024 14h44min

Data de finalização da Avaliação Institucional foi prorrogada

08/11/2023 10h49min

Agosto Dourado buscará compartilhar saberes

22/07/2023 13h57min

Revista Multiciência está com chamada aberta para publicação de artigos

21/07/2023 16h39min

Comunicado sobre expediente

13/07/2023 16h05min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago