URI Câmpus Santiago recebe projeto Redes de Cooperação da Secretaria de Desenvolvimento do Estado

04/04/2024 10h49min

Projeto será realizado em 28 municípios do Corede Vale do Jaguari e Região Central

Em mais uma ótima oportunidade de aumento de competitividade e desenvolvimento regional, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, receberá o projeto Redes de Cooperação, que será executado em 28 municípios do Corede Vale do Jaguari e Região Central.

O Redes de Cooperação é mais um projeto que chega na Universidade, fruto de uma parceria firmada com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul.

Sendo assim, o programa é uma iniciativa inovadora do Governo do Estado para desenvolver a cultura associativa entre pequenas empresas. Iniciado no ano 2000, foi concebido para empreendedores da indústria, comércio e serviços, garantindo melhores condições de concorrência frente às atuais exigências competitivas dos mercados. O Programa, destacado como um dos Programas Estruturantes do Governo pela sua potencialidade no fortalecimento das micro e pequenas empresas (Decreto 45.273 de 04.10.07), integra o Departamento de Desenvolvimento Econômico (DDE) da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SEDEC).

A ideia central é reunir empresas com interesses comuns em Redes de Cooperação, constituindo uma entidade juridicamente estabelecida, sem quotas de capital, que mantém a independência legal e a individualidade de cada empreendimento participante. 

A formação de uma rede permite a realização de ações conjuntas, facilitando a solução de problemas comuns e viabilizando novas oportunidades que isoladamente não seriam possíveis. As empresas integradas conseguem reduzir e dividir custos e riscos, conquistar novos mercados, qualificar produtos e serviços e acessar novas tecnologias, comprovando a ideia de que o todo é maior que a soma das partes. As redes constituídas são administradas democraticamente, permitindo a participação direta de todos nas decisões estratégicas e distribuindo simetricamente os benefícios entre os participantes. Tendo a cooperação como alicerce, nas redes as pessoas e seus relacionamentos predominam sobre o capital.

 


Fonte: Redes de Cooperação






Postagens Relacionados

Programa Redes de Cooperação oportuniza vagas para Supervisor(a) Regional e Consultores(as)

13/03/2024 21h07min

URI Santiago sediará bate-papo sobre a força do empreender feminino

22/11/2022 10h35min

Equipe do Redes de Cooperação esteve com a Direção da URI Santiago

20/05/2022 11h52min

Oportunidade de atuação no programa Redes de Cooperação

10/02/2022 09h24min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago