O reitor da URI, Luiz Mario Silveira Spinelli, disse na abertura do 23º Seminário Institucional de Iniciação Científica (23º SIIC) que chegava ao evento com dois sentimentos: um de emoção e o outro de dever cumprido. Sobre este, de acordo com o reitor, quando assumiu a reitoria tinha a clareza que alguns eventos deviam ser fortalecidos e um deles era o SIIC. “Tivemos alguns momentos de turbulência e o evento até correu um certo risco por questões de logística, mas promovendo mudanças no modelo de sua realização, injetamos energia nova para que o SIIC não só continuasse, como também tivesse vida longa”. Por tudo isso o reitor observou que chegava ao 23º SIIC com o sentimento de “dever cumprido”.
De acordo com o reitor, ver o ginásio de eventos da URI Erechim repleta de jovens ocupados nas áreas de pesquisa e extensão é motivo de alegria. “Cada vez estou mais convicto. O ensino só terá sentido se nós, enquanto universidade, conseguirmos incrementar bons espaços de pesquisa e extensão”, salientou Spinelli.
O pró-reitor de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos, destacou a grande evolução na pesquisa e na extensão da universidade. Nesse sentido reconheceu o esforço das direções reservando e destinando recursos para pesquisar.
Segundo o pró-reitor o desafio da universidade brasileira é a inovação tecnológica. “O Brasil ocupa um lugar medíocre nesta área. Precisamos parar de importar e começar a desenvolver produtos e serviços para o mercado que gerem valor para alguém”. Segundo pró-reitor Giovani Palma Bastos, a construção de uma universidade não se faz sem pesquisa e extensão. “Para termos ensino de qualidade precisamos desta construção, e mais do que isto, propiciar ao nosso aluno que faça parte deste processo e de seu crescimento. O grande papel da Universidade é gerar impactos positivos e melhorar a qualidade de vida da nossa sociedade”.
O diretor da URI Erechim, Paulo José Sponchiado, também deu ênfase aos progressos nas áreas de pesquisa e extensão na URI. “Trata-se da melhoria da vida das pessoas”.
No evento, ocorreu a conferência “Comunicação Científica: como sua carreira deve depender disso”, pelo dr. Atila Iamarino, do canal Nerdologia, do You Tube. O conferencista é biólogo com doutorado em microbiologia e pós-doutorando pela Universidade de São Paulo e pela Yale University, dos Estados Unidos. Também possui diversos artigos científicos publicados na área.
Durante todo o dia foram apresentados trabalhos científicos, cerca de 600, mostrando o destaque que a área vem conquistando na URI por seus professores, pesquisadores e alunos. Concomitantemente com o 23º Seminário Institucional de Iniciação Científica, ocorrido dias 18 e 19 de outubro, foi realizado o XXI Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação e o XV Seminário de Extensão. O objetivo geral dos eventos é oportunizar espaço de socialização, conhecimento e integração de pesquisa e extensão entre a URI e outras Instituições de Ensino Superior (IES), comunidade regional, nacional e internacional. Na quarta (18) a URI recebeu 600 trabalhos de pesquisa e cerca de 800 inscritos de todos os câmpus.
Estiveram ainda presentes ao evento o pró-reitor de Ensino, Arnaldo Nogaro, o pró-reitor de Administração, Nestor Henrique De Cesaro, a diretora acadêmica da URI Erechim, Elisabete Zanin, o coordenador do SIIC, Marcelo Mignoni, o coordenador do Comitê de Ética no Uso de Animais do Câmpus, Amito José Teixeira, a Coordenadora do Comitê Interno de Avaliação de Projetos de Extensão, Raquel Lorenzi, o Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Claodomir Antônio Martinazzo, professores, pesquisadores e alunos da URI e de outras IES.
*Com informações da Reitoria da URI
URI Santiago no SIIC:
Veja como foi a participação da universidade no evento
Aplicação do processo de atenção farmacêutica como ferramenta para melhoria farmacoterapêutica de diferentes grupos populacionais. Orientadora: Manuela Borges Sangoi Cardoso Acadêmica: Fernanda Favero Alberti
Mapeamento Digital de Solos. Aluno: Guilherme Fávero Rosado. Orientador: professor Julio Cesar Wincher Soares
Projeto Aprendizado Jurídico: articulação multidisciplinar em Direitos Humanos. Orientação: professora Michele Noal Beltrão e coorientação, professor João Érico. Acadêmica: Thiessa Maria Bianchini
Formação Cultural e Formação Docente: um estudo dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de licenciatura da URI- Santiago. Bolsista: Fernanda Gampert de Rocha e orientadora professora Elaine Maria Dias de Oliveira
Monitoramento em Tempo Real de Dados Pluviométricos Utilizando a Plataforma Arduino. Bolsista: Guilherme Silva de Ávila. Professor Orientador: Victor Machado Alves
Avaliação da atividade imunomoduladora e antioxidante de extratos e constituintes vegetais isolados. Aluna: Kelly Bastos Feksa. Professora: Thaylise Vey Parodi
Caracterização físico-química de méis de abelhas africanizadas e jataí. Acadêmica: Francieli Possa da Rosa. Professor: Marcelo Marques Tusi
Mobilização universitária: todos contra o Aedes e a favor do meio ambiente. Professora: Cadidja Coutinho. Aluno: Julio Bittencourt da Silveira
O ensino da educação ambiental crítica através de contextualização e oficinas pedagógicas. Aluna: Andressa Berguennmayer. Professora: Cadidja Coutinho
Mobilização universitária: todos contra o Aedes e a favor do meio ambiente. Aluno: Leonardo Facin Canterle. Professora: Cadidja Coutinho
Pesquisa Apoio ao Fortalecimento da Cadeia Apícola do Vale do Jaguari. Professor: Augusto José Pinto Souto. Aluna: Gisana da Silva Monteiro
Pesquisa do mercado externo, interno apícola e serviços do Vale do Jaguari. Aluna: Jaqueline Rezer. Bruna Lopez como acompanhante
Análise de livros didáticos do ensino superior com ênfase nos modelos probabilísticos. Acadêmico: Ranieri Marchi Buenevides. Professora: Fabiana Goulart de Lima
Avaliação emancipatória na educação superior: uma análise de resultados da autoavaliação na URI. Professora: Maria Saléti Reolon. Aluna: Milena dos Santos Veiga
Ecologia de Estradas: influência da detectabilidade e tempo de remoção de carcaças. Professora: Ludmilla Oliveira Ribeiro. Aluno: Vinicius Gomes Buenevides
Ciclo de vida de Hyalella sp, em ambientes lênticos de uma área remediada. Professora: Vanessa dos Anjos Baptista. Aluno: Jordan Talhaferro
Mapeamento Digital de Solos. Professor: Julio Cesar Wincher Soares. Aluno: Guilherme Fávero Rosado
Propriedades Físicas, Químicas e Hídricas do Solo e Produtividade de Soja Irrigada. Professor Claiton Ruviaro. Acadêmico: José Leonardo Bonoto
Estrutura de comunidade de anfíbios anuros em ambientes lênticos no Bioma Pampa. Professora: Vanessa Baptista. Aluna: Bruna Velasco da Luz
Formação de um Centro Ictiológico para atendimento a comunidade geral. Professor: Olmiro Bochi Brum. Aluna: Eurides Araci Figueiro Gomes
Núcleo de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Professora Sibila Luft e aluna Ana Eloisa Viero
O uso de cartilhas para a divulgação das práticas do psicólogo escolar. Alunas: Caroline e Eliane
Questões jurídicas na mudança de sexo e o princípio da dignidade humana. Bolsista: Brenda da Fonseca Colpo. Orientadora: Adriane Damian Pereira
Aprender brincando: pedagógica lúdica como espaços de aprendizagem. Professora Mara Rubia Santos Melo e aluna Larissa Santi Gabert
Afetividade e Ludicidade: caminhos para a Aprendizagem. Professora Mara Rubia Santos Melo e aluna Larissa Santi Gabert
Mapeamento digital de solos na URI Santiago. Professor: Julio Cesar Wincher Soares. Aluno: Daniel Nunes Krum
Avaliação da cinética de fermentação de soluções diluídas de mel. Professor: Marcelo Marques Tusi. Aluno: Cassio Marques Resmin
Propriedades Físicas, Químicas e Hídricas do Solo e Produtividade de Soja Irrigada. Professor: Claiton Ruviaro. Aluno: Dener dos Santos
Avaliação da cinética de fermentação de soluções diluídas de mel. Professor: Marcelo Marques Tusi. Aluno: Eduardo Pereira Shimoia
GEPW: Grupos de estudos e pesquisas D. W. Winnicott. Professora: Camila Baldicera Biazus. Aluna: Debora Trombini Comis
Coleção Biológica Itinerante: uma ferramenta de divulgação da diversidade faunística regional. Professora: Ludmilla Oliveira Ribeiro. Aluna: Ustane Moscato da Silva
Cultura e educação científica: análise do multiculturalismo presente nos livros didáticos de Ciências Biológicas. Professora: Cadidja Coutinho. Aluna: Natáli Rodrigues Canterle
Coleção Zoológica: a arte da taxidermia para sensibilização de alunos a educação ambiental. Bolsista: Wender Falcão
A formação cultural (bildung) como viés para a humanização de crianças e adolescentes abrigados. Orientadora: professora Elaine Maria Dias de Oliveira. Bolsista: Aline Lopes Ferreira
Metodologia de Projeto Arquitetônico: A Visão de discentes e egressos. Professor Rodrigo Barcelos Pinto e alunos Leandro Machado De Ávila e Maria Isabel Monteiro Burin. Professor Hugues Velleda Soares (Coautor)
Análise de Viabilidade Técnica de Blocos Com Rcd No Vale do Jaguari: Teste de Absorção. Professor Rodrigo Pinto e bolsista Felipe Ariel Kohler
Centro de Tratamento para Dependentes Químicos Menores de Idade e Reintegração Social. Professor: Rodrigo Pinto e aluno Jamur Mazembacher
Arquitetando na APAE. Professor Edmar Pereira Fabricio e bolsista Wagner Ferreira Constantino
A Rua Sob Custódia: Um Projeto de Lugar. Professor Hugues Velleda Soares. Aluno: Vitor Gonçalves De Oliveira. Professor Rodrigo Barcelos Pinto (Coautor)
Avaliação de diferentes métodos de extração de Gochnatia polymorpha (Less.) Cabrera em relação a composição química e atividades farmacológicas. Orientação: Amanda Gindri. Aluna: Pâmila Pinheiro da Fontoura
Determinação da Toxicidade de Plantas Nativas do Estado Do Rio Grande Do Sul. Orientação: Amanda Gindri. Aluna: Thainara de Andrade Fortes
Estudo Etnofarmacológico de Plantas Medicinais e suas Possíveis Interações Medicamentosas em Cidade do Vale Do Jaguari-RS. Professora: Amanda Gindri e aluna
Caroline Fontoura Carvalho
Identificação de Antraquinonas e Saponinas em Achyrocline Satureioides. Professora: Amanda Gindri e aluna Laura Freitas Hemann
Quantificação de compostos fenólicos e avaliação da atividade antioxidante de plantas nativas do estado do Rio Grande do Sul. Orientadora: Amanda Gindri. Aluna: Jéssica Santos da Silva
Avaliação do uso de plantas medicinais e suas possíveis interações medicamentosas em cidade do Vale do Jaguari-RS. Professora: Amanda Gindri e aluno Vitor Corteline Roos
Estado, Constituição e Cosmopolitismo: o (re) pensar dos modelos teóricos diante da crise conceitual na era do Pós-Nacional. Professora: Luiza Ferreira Odorissi e aluna Bárbara Alves Saikovski
Jogos Didáticos para prática na Educação Ambiental e Sensibilização da Importância da Conservação do Meio ambiente. Orientadora: professora Ana Cristina Sapper Biermann. Acadêmico: Claudi Guerin Junior
A bolsista Roberta Oliveira Luz, que atua junto da professora Greice Pieszak, da Enfermagem, marcou presença no evento.
O professor Marcos Franken esteve participando como avaliador de trabalhos e membro do CIAP da URI. Os alunos bolsistas de iniciação científica, Ingrid Belmonte Bertazzo, e de extensão, Velton Freitas, também participaram.