Além das provas o evento fortaleceu laços entre Exército e sociedade civil, bem como a Universidade
Nos dias 11, 12 e 13 de abril, Santiago foi sede para a conclusão da Temporada Hípica da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec), Copa Terra dos Poetas de Hipismo.
A abertura do evento aconteceu na Invernada Reiúna na última sexta-feira (11) e abrigou a etapa de abertura do Campeonato de Salto do Comando Militar do Sul e a 1ª Etapa da Taça Menna Barreto de Hipismo, reunindo, cavaleiros, amazonas e entusiastas do esporte em três dias de competições intensas e emocionantes.
Foram disputadas 19 provas, destacando a habilidade técnica dos competidores e a perfeita sintonia entre cavalo e cavaleiro, que é a essência do hipismo. Participantes de diversas regiões do país demonstraram alto nível, proporcionando espetáculos de superação e disciplina, valores basilares à prática esportiva militar.
Além do aspecto competitivo, o evento reforçou os laços entre o Exército Brasileiro e a sociedade civil, mostrando o hipismo como uma ferramenta de integração social. O General Carlos Alberto Vaz, comandante da 1ª Bda C Mec, destacou que a estrutura do evento foi pensada não apenas para os atletas:
- Queríamos oferecer uma oportunidade para todos conhecerem o hipismo, a Invernada Reiúna e o Campeonato do Comando Militar do Sul, as famílias, iniciantes no esporte e a comunidade em geral. Foi um momento de união e celebração do esporte -, afirmou o General.
A Temporada Hípica também teve um impacto significativo na economia de Santiago. Com a chegada de competidores, técnicos e espectadores, o comércio local, a hotelaria e comerciantes que estiveram no local para venda de alimentação e produtos, reforçando o papel do evento como impulsionador do desenvolvimento local.
A URI Santiago esteve presente neste importante momento para a cidade, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento regional e o fortalecimento de iniciativas que promovem o esporte, a cultura e a integração entre instituições. A Universidade reconhece o valor de eventos como esse para a formação cidadã, além de contribuir ativamente para a articulação entre diferentes setores da sociedade.
A 1ª Bda C Mec agradeceu a todos que prestigiaram e contribuíram para o sucesso da competição, desde os organizadores até o público presente. A cerimônia de encerramento celebrou não apenas os vencedores das provas, mas também o espírito de camaradagem e a paixão pelo hipismo que uniu participantes e espectadores.
Com essa edição, Santiago celebrou três dias de competições emocionantes, integrando Exército e sociedade e gerando impacto positivo na economia local.