Saiba mais sobre as inscrições ao FIES e o PROUNI

25/01/2024 10h54min

Prouni já possui datas para inscrição

Os programas do governo Prouni e Fies são iniciativas do Ministério da Educação (MEC), que têm como objetivo democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Desse modo, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, oportuniza o ingresso na Graduação, por meio de ambos os programas. 

Conheça cada programa: 

Prouni 

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um sistema de bolsas de estudo para pessoas que precisam de auxílio financeiro para ingressar no ensino superior. Em alguns casos, o estudante paga metade da mensalidade e o restante é arcado pelo Governo Federal. Em outros, o Prouni arca com toda a mensalidade da pessoa, ou seja, é uma bolsa integral.

Além de comprovar ser de baixa renda, é necessário fazer a prova do Enem e tirar uma pontuação mínima para poder tentar uma bolsa no Prouni. Sendo assim, o candidato deve tirar mais de 450 pontos na prova e não pode tirar zero na redação. 

A bolsa integral só é dada para quem tem renda bruta familiar por pessoa de até 1 salário mínimo e meio. Já quem quer tentar bolsa parcial, pode ter renda de até três salários mínimos por pessoa.

Com base nisso, o Prouni 2024 terá suas inscrições abertas no dia 29 de janeiro, podendo ser realizado até o dia 1º de fevereiro. O resultado da 1ª chamada ocorrerá no dia 06 de fevereiro

Clique aqui para conferir o edital, além de cronograma/informações do PROUNI para ingressar na URI Santiago.

 

Fies 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um sistema de financiamento especial para Cursos de graduação em Instituições privadas de ensino superior. Através dele, mesmo estudantes que já estão no segundo ano de faculdade e encontram dificuldades para pagar a mensalidade podem entrar com a solicitação de financiamento e deixar para pagar o custo do curso depois de formado.

Também criado pelo Governo Federal, o Fies é uma forma de ajudar quem quer fazer a graduação e não tem como pagar, oportunizando a prorrogação do pagamento do curso. O financiamento pode ser solicitado em qualquer época do ano, conforme a necessidade.

O processo seletivo ocorre semestralmente, e os candidatos podem se inscrever em até três opções de curso. Os critérios de seleção incluem a nota mínima de 450 pontos no Enem, sem ter zerado a redação.

De acordo com as novas regras do Fies, o financiamento será proporcional à renda do estudante. Ou seja, o aluno que aderir ao Fies terá que passar por uma análise da sua renda per capta familiar, em que será determinada a porcentagem da mensalidade que o aluno poderá financiar. Quanto maior a renda, menor a porcentagem financiada e não há garantia de que o aluno conseguirá financiar 100% da mensalidade.

Durante o curso o aluno deverá pagar o valor da mensalidade não financiada e das taxas administrativas do financiamento. Após a conclusão do curso, é realizado um cálculo em cima da renda do aluno para determinar o valor da mensalidade a ser paga do financiamento. Caso o aluno esteja desempregado, será devido o valor mínimo. O valor da mensalidade é retido na fonte mensalmente. Estima-se que o pagamento do financiamento seja quitado em um prazo de 14 anos.

Com base nisso,o Fies 2024 terá suas inscrições abertas no dia 12 de março, podendo ser realizado até o dia 15 de março. A chamada única dos pré selecionado irá ocorrer no dia 21 de março e a convocação da lista de espera, do dia 28 de março ao dia 30 de abril. 

Clique aqui para conferir o edital, além de cronograma/informações do FIES para obter o programa e ingressar na URI Santiago.

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Faça parte da URI: Vaga aberta para Técnico(a) Administrativo(a) - Assistente de Secretaria I

26/04/2024 16h33min

URI apresenta oportunidades na Feira de Profissões de Santiago

04/04/2024 21h15min

Faça parte da URI: Vaga aberta para Técnico(a) Administrativo(a) - Psicólogo

25/03/2024 18h07min

Escola de Educação Básica da URI oportuniza vaga para Monitor(a)

20/03/2024 16h34min

Faça parte da URI: Vaga aberta para Técnico(a) Administrativo(a) - Assistente de Recursos Humanos

05/02/2024 22h41min

Faça parte da URI: Vaga aberta para Técnico Administrativo

29/01/2024 21h53min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago