Reitor da URI participa de mesa-redonda na Conferência Nacional de Educação em Santiago

19/11/2021 15h52min

Etapa intermunicipal da CONAE 2022 reúne mais de 30 municípios

A Conferência Nacional de Educação – etapa intermunicipal da Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro) acontece na cidade de Santiago nesta sexta-feira (19), no CTG Coxilha de Ronda, momento em que se discute o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

A mesa-redonda da manhã abordou o tema central da CONAE e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões teve participação na mesma. O Reitor da URI, professor Dr. Arnaldo Nogaro, foi um dos painelistas, abordando, no eixo 1, o Plano Nacional de Educação 2024 – 2034, avaliação das diretrizes e metas. Esteve junto do Pró-Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professor Dr. Jeronimo Siqueira Tybusch, que trouxe o eixo 2, “Uma Escola para o Futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da educação”, e do Diretor Geral do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari, Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, com o eixo 3 - PNE 2024 – 2034: Articulação do Sistema Nacional de Educação, políticas intersetoriais e o financiamento da educação. A mesa-redonda contou com a mediação da Diretora Geral da URI Santiago, professora Michele Noal Beltrão.

Antes da mesa, a presidente do Conselho Municipal da Educação de Santiago, professora Maria Saléti Reolon, também docente da URI, fez a acolhida inicial no evento, saudando os participantes dos 32 municípios presentes.

A Secretária Municipal de Educação de Santiago, professora Mara Rebelo, desejou que durante a programação seja possível avaliar os planos, políticas e estratégias municipais. Já o prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda, salientou que cada investimento em educação possui retorno garantido. Ainda, uma apresentação cultural da escola Criança Feliz abrilhantou a abertura.

A etapa intermunicipal da conferência é uma realização das secretarias municipais de educação, conselhos municipais de educação e fóruns municipais de educação.

Em 2022, ocorrerá a Conferência Nacional de Educação em Brasília, canalizando as aspirações e expectativas da sociedade brasileira.

 

Pronunciamentos/falas

 

Maria Saléti Reolon

“Os municípios vêm com toda sua vitalidade, com toda sua veia profissional, trazer a todos nós, as suas vivências, as suas experiências, para que juntos possamos buscar, cada vez mais, alicerçarmos o nosso ideal maior, de formar alguém, que está sob os nossos cuidados”.

“Nesta CONAE 2022 nós temos 3 palavras-chave: inclusão, equidade e qualidade, palavras essas, que nós não deixamos de fazer todos os dias”.

Michele Noal Beltrão

“Muita gratidão por um momento presencial. Como sinto-me feliz em observar que temos a oportunidade de reverenciarmos a educação de forma saudável, presencial e afetiva, como são os espaços da educação”.

Arnaldo Nogaro

O Reitor dividiu sua participação em, primeiro, uma reflexão sobre a preparação para a CONAE; depois, uma abordagem dos três conceitos: equidade, inclusão e qualidade. Quem é que tem falado da educação? Este foi um dos questionamentos do dirigente. “Quando a gente fala em democracia, quando a gente fala em discussão, debate, diálogo, hoje é o espaço. É aqui que eu vejo o momento para que os educadores falem”.

“Vamos pensar em um novo plano para a educação, mas vamos olhar para o plano atual. Quais as metas que foram cumpridas do plano atual? Quando a gente analisa isso, vai ver que 25% das metas do plano nacional de educação atual foram cumpridas”.

“Nós temos que começar a pensar um novo plano de educação, avaliando o plano atual. Se não, nós vamos começar definindo metas novas, a partir de metas que não foram cumpridas. Eu pergunto: por que efetivamente a gente não atingiu essas metas? Qual o grande desafio? O grande desafio para mim é garantir recurso”.

 

Assista aqui

 

Fotos/NUCOM: momentos da CONAE no CTG Coxilha de Ronda

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Edital de Bolsas de Pesquisa e Extensão encerra hoje

15/04/2024 10h27min

Aberto os Editais de Bolsas de Pesquisa e Extensão

05/04/2024 14h44min

Data de finalização da Avaliação Institucional foi prorrogada

08/11/2023 10h49min

Agosto Dourado buscará compartilhar saberes

22/07/2023 13h57min

Revista Multiciência está com chamada aberta para publicação de artigos

21/07/2023 16h39min

Comunicado sobre expediente

13/07/2023 16h05min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago