Rádio URI FM recebe integrantes da comissão organizadora da Campanha Municipal do Setembro Amarelo

04/09/2024 13h40min

Movimento visa conscientizar sobre o suicídio e a valorização à vida

Na última quarta-feira (04), a Rádio URI FM recebeu os psicólogos Cristiane Copetti de Lima e Eduardo Metz, integrantes da comissão organizadora da Campanha do Setembro Amarelo no âmbito do município de Santiago. O momento abordou a importância da campanha, as questões de saúde mental e a programação que ocorrerá durante o mês.

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional que nasceu para dar luz e visibilidade à causa da saúde mental, inicialmente proposta pelo Conselho Federal de Medicina, em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Com intuito de promover o diálogo e conscientizar a sociedade sobre a importância da atenção às questões emocionais.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o mundo registra mais de 700 mil mortes anuais, número que pode chegar a 1 milhão, se consideradas as subnotificações. No Brasil, cerca de 14 mil casos são registrados todos os anos, resultando em uma média de 38 suicídios por dia.

Nesse sentido, Santiago anda na contramão desses números, apresentando uma queda dos indicadores, conforme destacou a Coordenadora Cristiane.

- A gente percebe que em nosso município o número de tentativas e casos de fato, tem reduzido neste ano. Mas, ainda, há muito o que se fazer -, relata Cristiane.

Ainda de acordo com a Psicóloga, é muito comum os casos em que o indivíduo já chega na clínica em fase de tratamento, mas enfatiza que os primeiros indícios devem ser notados bem antes.

- Estes sinais são demonstrados no ambiente de trabalho, na escola, em casa, no convívio social, e esses sinais são os mais importantes. Todo mundo de certa forma é responsável pelo outro também -, explica a Psicóloga.

Trazendo a temática “Se precisar, peça ajuda”, a campanha deste ano, na esfera municipal, pretende focar nos jovens e adolescentes, considerados um público bastante vulnerável nas questões de saúde mental.

- Entendemos que esse público precisa ser envolvido na prevenção em âmbito geral. Pois, muitas vezes, o adolescente está num canto, no seu quarto, sozinho. Às vezes sendo excluído de um grupo na escola, que ele gostaria de participar. Então, se as pessoas de modo geral, se colocarem à disposição para que ele possa falar e pedir ajuda, fica mais fácil o acesso à prevenção de agravo na saúde mental -, pontua Eduardo.

Assim, durante o mês de setembro, a campanha irá promover uma série de encontros em escolas, para conversar e refletir com os adolescentes sobre suas emoções. Já no dia 26, haverá uma gincana no Ginásio Poliesportivo Aureliano de Figueiredo Pinto, com atividades voltadas à valorização da vida e que estimulam sentimentos de sensibilidade e empatia.

Atualmente, o município conta com dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que atendem desde casos leves até complexos, incluindo transtornos mentais, alcoolismo, dependência química, transtornos de ansiedade e outros tipos de depressão. Bem como, a Clínica Soneto que realiza atendimentos individualizados com serviço de psiquiatria e o Centro de Valorização à Vida (CVV), disponível 24 horas, com voluntários de todo país, prestando suporte via ligação 188 ou pelo chat no site.

Além disso, existem outros serviços de suporte, como o Serviço-Escola do Curso de Psicologia da URI Câmpus de Santiago, Centro Materno Infantil e o Serviço de Apoio (SAE) em anexo à Secretaria Municipal de Educação, que auxiliam na demanda em saúde mental.

 

 


Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

URI Santiago apoia campanha Setembro Amarelo e promove conscientização sobre saúde mental

03/09/2024 16h55min

Evento em alusão ao Setembro Amarelo no Câmpus é transferido para nova data

26/09/2023 14h33min

Atividades em alusão ao Setembro Amarelo serão realizada no Câmpus

14/09/2023 11h37min

Setembro Amarelo: Universidade estará na praça central de Santiago

06/09/2022 14h29min

Setembro Amarelo: cursos de Enfermagem e Psicologia realizarão live

09/09/2020 11h41min

Setembro Amarelo: professores e acadêmicos realizarão atividades

17/09/2019 14h21min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago