Proposta inovadora: URI Santiago tem a 1ª Liga Acadêmica

27/01/2021 09h46min

Liga Acadêmica Interdisciplinar de Gerontologia (LAIGUS) dá seus primeiros passos e planeja atividades para 2021

Na academia, no decorrer do processo de ensino e aprendizagem, é importante que o conhecimento seja construído de forma interdisciplinar por meio de diferentes abordagens. Assim, as ligas acadêmicas (LA) têm ganhado notoriedade por suas propostas extracurriculares voltadas a compartilhar conhecimento com a população. Associação civil e científica livre, de duração indeterminada, sem fins lucrativos, com sede na instituição de ensino que a abriga, uma liga visa complementar a formação acadêmica em uma área específica, de forma a atender os princípios do tripé ensino, pesquisa e extensão.

 É neste contexto que surge a Liga Acadêmica Interdisciplinar de Gerontologia da URI Câmpus Santiago/RS (LAIGUS). Planejada ao longo do último ano e oficialmente criada no final de 2020 pela aluna do curso de Enfermagem Patrícia Fonseca Martins, tem a orientação da professora do Departamento de Ciências da Saúde, Dra. Claudete Moreschi, também representante da URI no Conselho Municipal do Idoso e membro do Departamento Cientifico de Enfermagem Gerontológica ABEn-RS.

Segundo a professora Claudete, a liga contará com a atuação dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Psicologia, no âmbito da saúde do idoso, visando aprofundar o trinômio ensino, pesquisa e extensão. Tem como foco o estudo do envelhecimento humano, com ênfase na interdisciplinaridade, buscando o desenvolvimento, a promoção, a atualização e a difusão de conhecimentos teóricos, práticos, críticos, reflexivos e científicos durante a formação acadêmica dos estudantes vinculados e levar ao público-alvo (idosos), informações sobre envelhecimento saudável e o papel de cada pessoa nesse processo.

MAIS:

A construção da Liga:

Com as transformações advindas da pandemia, a tão sonhada liga continuou nos planos da docente e da discente. Formalizado o estatuto e o projeto, a aluna Patrícia juntou-se à acadêmica Giulia Goulart que também tinha interesse no assunto, a qual deu suas contribuições para os detalhes finais das documentações. Em outubro de 2020, foi realizada uma reunião com a coordenação de Enfermagem para explanar a proposta da LAIGUS, onde a coordenadora, professora Sandra Ost, deu total apoio à ideia e organizou uma nova reunião com as coordenações dos cursos de Farmácia, Psicologia e Educação Física. Após tais reuniões, ocorreram encontros com alunas interessadas na participação da fundação da liga.  Logo depois de fundada, ainda em 2020, foram definidos os métodos de trabalho e de admissão de ligantes, além de discutidos aspectos de direção.

Diretoria da LAIGUS:

Agora, a LAIGUS dá seus primeiros passos. Estão definidos os cargos da diretoria:

 - Orientadora: Profa. Dra. Claudete Moreschi;

- Vice-orientadora: Profa. Me. Carla Dorneles;

- Presidente: Patrícia Fonseca Martins (Acadêmica Enfermagem do 9º semestre);

- Vice-presidente: Giulia Goulart (Acadêmica Enfermagem do 7º semestre);

- Diretora Financeira: Caroline Alves da Rosa (Acadêmica Psicologia do 10º semestre);

- Diretora de Comunicação/Divulgação: Gabrieli Billo Furtado (Acadêmica Ed. Física do 7º semestre);

- Diretora Cientifica/Acadêmica: Eduarda Ritter de Lima (Acadêmica Farmácia do 5º semestre).

Neste momento as ligantes estão planejando o cronograma de atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano de 2021.

Envelhecimento populacional:

O envelhecimento populacional traz consigo algumas preocupações que desafiam os profissionais de saúde. Ainda, há muito forte um olhar negativo em relação a temática de saúde do idoso, tanto da sociedade quanto do âmbito acadêmico, sendo percebido muitas vezes como algo não tão instigante pelos estudantes. Ao considerar que a saúde da pessoa idosa requer uma abordagem ampliada pelos profissionais de saúde, torna-se necessário que estes profissionais compreendam a importância de uma atuação interdisciplinar com vistas à manutenção, prevenção e promoção do envelhecimento ativo.

O relato da acadêmica Patrícia Fonseca Martins, idealizadora da Liga:

“Inspirada pelas temáticas abordadas nas aulas da disciplina Enfermagem Aplicada à Saúde do Idoso, percebi a necessidade de criar uma liga que tratasse sobre os estudos e conceitos voltados ao envelhecimento, dentro da perspectiva de promoção da saúde e qualidade de vida dos idosos. Por meio de reuniões com as professoras Claudete e Carla Dorneles, coordenadora de área, planejamos os trâmites legais que envolvem a formação da liga, tornando possível o desejo de tornar a minha caminhada acadêmica uma experiência ainda mais significativa. A partir do aprofundamento sobre a temática para a criação do estatuto, viu-se a necessidade de tornar a liga uma iniciativa interdisciplinar, visando a pluralidade de ideias e possibilidades de linhas de ação que envolvem a geriatria e a gerontologia”. 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Edital de Bolsas de Pesquisa e Extensão encerra hoje

15/04/2024 10h27min

Aberto os Editais de Bolsas de Pesquisa e Extensão

05/04/2024 14h44min

Data de finalização da Avaliação Institucional foi prorrogada

08/11/2023 10h49min

Agosto Dourado buscará compartilhar saberes

22/07/2023 13h57min

Revista Multiciência está com chamada aberta para publicação de artigos

21/07/2023 16h39min

Comunicado sobre expediente

13/07/2023 16h05min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago