Um projeto que vem movimentando Santiago, mais precisamente, os jovens!
Criado com o objetivo de atender adolescentes entre 12 e 17 anos, a partir do desenvolvimento de oficinas, cursos, gincanas escolares, festival de talentos, torneios esportivos e outras ações que proporcionem vínculos importantes e promotores de vida e saúde mental, o projeto Olhar Adolescente busca levar os jovens a refletirem sobre suas vidas, potencialidades e possibilidades/expectativas de futuro, com maior autonomia e confiança. Mesmo que o público direto seja os adolescentes entre 12 e 17 anos, as famílias também são envolvidas no projeto.
As oficinas já iniciaram (fotos) e, entre elas, destaque para o 1º curso de empreendedorismo, trazendo várias abordagens, como comunicação, mundo do trabalho, educação tecnológica, projeto de vida etc. Já ocorreu também uma formação com o tema ‘Adolescência’, com a professora Dra. Ana Paula Bellochio Thones e a professora Dra. Camilla Biazus.
O Olhar Adolescente é realizado através da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Santiago, prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Sua execução vai até o fim de 2023.
Inscrições abertas (gratuitas):
- Para aulas de Judô e Muay Thai (turmas limitadas em 20 alunos – masculino e feminino). Inscrições na Secretaria de Esporte até 31 de março. É uma parceria com o projeto Bola pro Futuro.
- Para banda marcial, no CRAS Delci Viero Ruivo, bairro Missões.
- Oficinas de dança e capoeira ocorrerão no Clube União e também estão inscrevendo. A de capoeira será nas segundas, das 15h às 17h. A de dança às terças, mesmo horário. Inscrição pelo @olhar.adolescente ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
-Também ocorrerão oficinas de dança, capoeira e banda marcial na escola Cristóvão Pereira. Inscrições na própria escola para alunos da mesma.
Secretário conheceu o projeto
O Secretário de Estado de Assistência Social, Beto Fantinel, esteve na Universidade dia 1º de março e as equipes da URI e da prefeitura, com a presença do vice-prefeito de Santiago e dos diretores da Universidade, apresentaram o Olhar Adolescente ao gestor.
Resultados esperados
As expectativas são muitas, entre elas, promover o acolhimento de adolescentes, priorizando os que se encontram em maior situação de risco e vulnerabilidades; desenvolver potencialidades, prevenção e promoção de saúde, cidadania e autonomia, tornando-os protagonistas de seus projetos de vida, com maiores e melhores expectativas de futuro; fortalecer a rede, etc.
Quem faz
As ações são realizadas em parceria permanente com o COMDICA, junto das Secretarias de Desenvolvimento Social, de Educação e Cultura, de Saúde e de Esporte e Lazer.
O que ocorre/ocorrerá
Oficinas de grafite, dança, rimas, imersão em empreendedorismo, Muay Thai, judô, além de festival de talentos, gincanas e torneios esportivos.
Oficinas de dança/capoeira ocorrem no Clube União, judô e muay thai, no Ginasião, capoeira, na escola João Eduardo Witt Schimtz, grafite, no CRAS Nery Machado, dança, capoeira e banda marcial, na escola Cristóvão Pereira, e banda marcial, no CRAS Delci.