Ação integrou o III Colóquio Internacional Processos de Despatologização na Educação e na Saúde, reunindo pesquisadores nacionais e internacionais
No dia 25 de setembro, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago marcou presença no III Colóquio Internacional Processos de Despatologização na Educação e na Saúde, realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.
A acadêmica do Curso de Psicologia Bianca Ferrari, bolsista do projeto de extensão “Formação de Professores para acompanhamento de estudantes com TDAH”, apresentou os resultados do trabalho desenvolvido ao longo do projeto, encerrado em agosto deste ano. A apresentação refletiu os impactos e avanços obtidos com a ação, voltada ao suporte de educadores no acompanhamento de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Bianca esteve acompanhada da coordenadora do projeto, Professora Ana Paula Thones, e da voluntária e também estudante de Psicologia Milene Nicola. As representantes da URI Santiago também participaram das discussões promovidas durante o evento, que reuniu pesquisadores da área da Psicologia da Educação do Brasil e de outros países.
O colóquio teve como foco central o debate sobre os processos de exacerbação diagnóstica na infância e adolescência, uma prática que pode limitar a diversidade de modos de ser e existir, reforçando processos de medicalização da vida. Ao reunir experiências e estudos de diferentes contextos, o evento buscou provocar reflexões e alternativas no campo da educação e da saúde.
A participação no evento reafirma o compromisso da URI Santiago com a formação crítica e humanizada de seus estudantes, além de fortalecer o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão.