Contos inclusivos foram produzidos nas aulas de Literatura Infanto-juvenil
A professora Silvana da Rosa e as acadêmicas Eduarda Bittencourt e Raquel da Silva Machado, do curso de Letras da URI Santiago, tiveram trabalho literário aprovado no projeto financiado pelo edital Terra dos Poetas, de Santiago, através da Lei Nº 14.017/20 – Aldir Blanc.
A professora e as acadêmicas receberão R$ 2 mil para publicar o livro proposto no projeto. As obras literárias são contos inclusivos produzidos nas aulas de Literatura Infanto-juvenil, ministradas pela professora Silvana.
Quanto às obras que serão publicadas:
Proposta de Silvana - Branca como a neve será uma versão inclusiva do conto de fadas Branca de Neve, tratando sobre o albinismo. No enredo, os sentimentos ciúme e empatia serão abordados. O ciúme retratará a cegueira diante do valor do outro, e a empatia, o recomeço, o caminho para uma vida harmoniosa.
Proposta de Eduarda - Terra do sempre fará com que as crianças especiais se sintam representadas, visibilizadas através da literatura. Nessa releitura de Peter Pan, o personagem principal tem paralisia cerebral e, conforme o decorrer da história, compreendemos que esse déficit não o impede de ser criativo, feliz e amável.
Proposta de Raquel - Alice em Realidades e Sonhos, a protagonista Alice é cadeirante e distingue dois mundos imaginários: Realidades e Sonhos. Baseando-se na obra Alice no País das Maravilhas, objetiva-se demonstrar e valorizar quem é considerado diferente.