Preservação do patrimônio foi o tema da aula inaugural do Curso de Arquitetura e Urbanismo

28/08/2023 16h10min

Acadêmicos foram oportunizados com o assunto sob a visão de especialista.

Na segunda-feira, (14), o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), no Câmpus de Santiago, realizou a Aula Inaugural, do segundo semestre de 2023. O encontro marcado para às 19h, reuniu acadêmicos e docentes do Curso. 

Para ministrar a aula, o Curso convidou o Arquiteto e Urbanista, Francisco Queruz, que conduziu a conversa, em formato online, sobre “A preservação e a Cidade Contemporânea: pontos para debater desde Santa Maria”

O convidado é graduado em Arquitetura e Urbanismo, Especialista em Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  Além disso, é Doutor pelo Programa de Desenvolvimento Regional, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e atualmente é membro titular do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria. 

O Arquiteto e Urbanista, já foi docente na URI Santiago e hoje leciona na Universidade Franciscana (UFN). Sendo assim, o retorno ao Câmpus, proporcionou uma troca de saberes entre o convidado e os acadêmicos, no qual pode promover uma reflexão maior a respeito da preservação cultural e do restauro do patrimônio histórico. 

Com assuntos pertinentes, acerca da temática, o palestrante fez uma analogia usando como exemplo, a preservação do sobrenome de cada um. Desse modo, pode explicar sobre a importância de cuidar e preservar, tendo em vista, que assim como o sobrenome, o patrimônio também carrega uma história arquitetônica e urbanística na formação das cidades. 

A aula serviu para abrir os horizontes dos acadêmicos, que interagiram e questionaram o palestrante, diante do assunto. De acordo com o coordenador do Curso, Rodrigo Barcelos, o convidado pode desenvolver a temática, sobre um olhar mais amplo e enriquecedor aos alunos. 

- O modo como o palestrante apresentou a temática proporcionou aos acadêmicos uma visão diferente do assunto. Pois geralmente, não se preserva aquilo que desconhecemos e a partir de agora, a ideia é que se dê mais importância para conhecer a nossa história, ou seja, nosso patrimônio -, conclui o coordenador Professor Rodrigo. 






 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI participa do II Seminário de Colegiados do CAU/RS

04/04/2024 10h53min

Egressos (as) do Curso de Arquitetura e Urbanismo foram aprovados(as) em Mestrado da UFSM

26/03/2024 16h13min

Uruguai será o destino dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da URI Santiago

30/08/2023 18h33min

Varal de Pinturas evidencia talento, dedicação e paixão

03/07/2023 18h10min

Egresso está na edição do livro Grandes Nomes da Arquitetura Rio Grande do Sul

10/06/2023 13h52min

Acadêmicos apresentam projetos para espaço de lazer do Câmpus

10/06/2023 13h29min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago