Pró-etanol: URI Santiago participa da entrega do projeto de lei ao governador

13/11/2019 18h58min

Assim, será criada a política para o incentivo à produção de etanol

Na última quinta-feira (07), os integrantes do GT - Grupo de Trabalho Pró-Etanol/RS e da Frente Parlamentar Gaúcha do Etanol, liderada pelo deputado Elton Weber, entregaram ao governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini, a minuta do projeto de lei que cria a política de Estado de incentivos à produção de etanol e fortalecimento da sua cadeia.

Representando a região do Vale do Jaguari e Fronteira Oeste, estavam o coordenador do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari, professor Dr. Júlio Cesar Wincher Soares, o professor MSc Henrique Moreira Fruh Machado, integrantes do Grupo de Trabalho Pró-Etanol – RS e o prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda.

Conforme Valdir Zonin, engenheiro agrônomo da EMATER - RS e o Dr. Alexandre Scheifler, coordenadores do Grupo de Trabalho Pró Etanol – RS, tendo em vista a importância desta política estadual, onde atualmente são importados 99,7% dos 1,5 bilhões de litros de etanol/ano, “esperamos agilidade nessa tramitação até a aprovação da lei, a qual poderá reduzir praticamente em 50% o percentual de ICMS, cobrado às futuras indústrias produtoras de etanol. Também poderá conceder as garantias necessárias ao programa nos temas da política de produção de sementes e mudas amiláceas (triticale, trigo, sorgo, arroz, batatas, entre outras), insumos florestais energéticos, aquisição de etanol e coprodutos (farelos, CO2, energia elétrica e outros), agilização ambiental, política estadual de incentivos creditícios, entre outras questões”.

Conforme a 16° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, para garantir a demanda por sustentabilidade na escala regional, nacional e mundial faz-se necessária a adoção da Bioeconomia em nossas rotinas diárias. “Estando essa lógica, estreitamente ligada com a melhoria do desenvolvimento, na busca por inovação e transferência de tecnologias que priorizem a qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente, em seu eixo de elaboração”, comentou o professor Júlio.

De acordo com o professor Henrique, pesquisador da Cadeia do Etanol, este combustível é produzido a partir de fontes renováveis de energia, em concordância com o Acordo de Paris, aprovado por 197 países. O etanol pode ser produzido a partir de diversas culturas, destacando-se o milho, batata-doce, trigo e triticale (de baixo valor para a indústria alimentícia). “Entendo que a matriz econômica da região do Vale do Jaguari é o agronegócio. Faz-se necessária a diversificação das culturas agrícolas e a possibilidade de geração de renda para pequenos, médios e grandes produtores rurais”, disse Henrique.

A URI Santiago conta com uma equipe de pesquisadores, docentes e técnicos capacitados, com laboratórios de última geração, viveiros (casas de vegetação), plantas para a produção de biocombustíveis e área experimental que contribuem para a inovação e difusão de tecnologias para a Cadeia de Biocombustíveis do nosso Estado.

Na última sexta-feira (08), em visita ao Câmpus de Santiago, o Deputado Federal Marcelo Brum, comunicador da rede de rádios do A Voz do Campo, ratificou o seu compromisso com a produção de biocombustíveis, com a indicação de recursos para a pesquisa e inovação, com a transferência de tecnologia aos produtores rurais, em prol do desenvolvimento do Vale do Jaguari e do Rio Grande do Sul.  

 

*Texto: informações dos professores Julio Wincher Soares e Henrique Machado e de matéria publicada pelo gabinete do deputado Elton Weber
* Fotos: equipe do deputado Marcelo Brum/ assessoria de comunicação Palácio Piratini

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Colaboradores colocam seus desejos em árvore de Natal

12/12/2019 11h02min

Recesso na URI

12/12/2019 10h32min

Aproveite a oportunidade de fazer a sua graduação na URI

12/12/2019 10h06min

URI conta com Núcleo de Internacionalização

12/12/2019 09h57min

URI é parceira de Carreata da Alegria. Colabore!

11/12/2019 19h30min

URI divulga aprovados em vestibular especial

11/12/2019 14h59min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97700-000
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157




2019 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago