Universidade esteve representada por seus docentes em oficina de construção do Plano Municipal de Turismo de Santiago
Na última quarta-feira (02), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, esteve representada na Oficina de Construção do Plano Municipal de Turismo do município. A participação ocorreu por meio do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ), evidenciando o comprometimento da Universidade com o desenvolvimento regional.
A oficina foi promovida pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e conduzida pelo gestor do Sebrae, Carlos Karsten, com a colaboração das turismólogas Rozéli Azi e Vânia Reis. O encontro foi aberto à participação de empreendedores do comércio e da prestação de serviços, além de agentes políticos e culturais locais.
A URI Santiago foi representada pelo gestor do PMTVJ, Professor Higor Machado, e pelas Professoras Rosângela Montagner e Clarissa Obem dos Santos.
Durante a atividade, foram aplicadas metodologias de análise situacional para identificar pontos fortes, fragilidades, oportunidades e ameaças relacionadas ao setor turístico de Santiago. Também foram debatidos elementos fundamentais para o plano, como a Missão, Visão e os Valores que orientarão o desenvolvimento estratégico do turismo local.
Segundo a Profa. Clarissa, a oficina representou uma etapa essencial do processo:
- Foram discutidas estratégias e metodologias para nortear a construção do plano de forma participativa, visando o fortalecimento da identidade turística de Santiago -, destacou a docente.
Além disso, a iniciativa busca promover o planejamento integrado e sustentável do setor, valorizando os recursos culturais, naturais e históricos do município. Nesse sentido, o gestor do PMTVJ, Prof. Higor Machado, ressaltou a importância da colaboração entre diferentes segmentos da sociedade:
- É uma grande satisfação para nós, enquanto universidade e polo tecnológico, participar ativamente da construção do Plano Municipal de Turismo. Este é um momento estratégico para pensarmos o desenvolvimento sustentável da nossa cidade, aproveitando o potencial econômico, cultural e tecnológico que possuímos -, destacou o Prof. Higor.
Para o secretário municipal de Turismo e Cultura, Márcio Brasil, o plano será um instrumento fundamental para consolidar Santiago como destino turístico na região central do Rio Grande do Sul:
- A construção do Plano Municipal de Turismo é essencial para organizar as ações do setor, atrair investimentos e tornar Santiago ainda mais atrativa para visitantes e investidores -, destacou o secretário, Márcio Brasil.
O Plano Municipal de Turismo de Santiago está em consonância com a proposta da região turística Vale do Jaguari, que busca valorizar os elementos identitários do território como suas raízes culturais, paisagens naturais, espiritualidade e o estilo de vida tranquilo característico da região.
A elaboração do plano também contou com o apoio de diversas instituições comprometidas com o desenvolvimento local, como o Sebrae, Sicredi, Instituto Federal Farroupilha, Geoparque Raízes de Pedra e o Consórcio Caminho das Origens.
A participação da URI neste processo destaca seu papel como instituição comunitária comprometida com o desenvolvimento sustentável da região. Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, a universidade busca contribuir ativamente para a construção de políticas públicas que dialoguem com as potencialidades e necessidades locais, colocando-se à disposição para colaborar com iniciativas que fortaleçam a identidade e o crescimento das comunidades do Vale do Jaguari.