O desfile de 20 de setembro é um evento emblemático que celebra a Revolução Farroupilha e a cultura gaúcha. Desse modo, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, esteve representada pelo Piquete Universitário, que levou estudantes da Escola de Educação Básica, acadêmicos da Graduação, docentes e técnicos-administrativos para a avenida.
Em razão das fortes chuvas de sexta-feira (20), o desfile foi transferido para o domingo (22), reunindo e direcionando todos os participantes para a nova data.
Neste ano, o Piquete contou com a presença de dezenas de cavaleiros(as), peões e prendas, que levaram junto à avenida o slogan “Construindo conhecimento e cultivando a tradição”.
Fundado em 2009, o Piquete Universitário é vinculado à Universidade, tendo sua sede na Associação dos Funcionários e Professores da URI Santiago (AFURIS). Atualmente, o movimento tradicionalista na Instituição tem como patrão o Professor Dr. Olívio Bochi Brum, coordenador do Curso de Medicina Veterinária.
O Piquete busca, através da criação de atividades culturais gaúchas, promover a união e interação dos acadêmicos da Instituição, bem como, da comunidade em geral. Deixando como mensagem para as futuras gerações, a força transformadora da cultura e da educação, tendo como slogan: “O conhecimento muda sua vida”.