Na noite de 21 de outubro, as acadêmicas do X semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, estiveram na cidade de São Francisco de Assis desenvolvendo as atividades extensionistas relacionadas a disciplina de Projeto Integrador em Enfermagem V sob supervisão da professora Camila Milene Soares Bernardi. A ação ocorreu devido a uma parceria entre a Estratégia Saúde da Família (ESF) Central, a Secretaria Municipal de Saúde e o Curso de Enfermagem.
As formandas desenvolveram ações de promoção e prevenção à saúde alusivas ao Outubro Rosa na ESF durante o período do turno estendido que ocorreu naquela noite. As atividades perpassam desde as participantes realizarem o autoexame em frente ao espelho, até mesmo a entrega da solicitação de exames de mamografias para as mulheres que constavam no período de realizar o exame.
A Professora Camila Bernardi relata que a ação extensionista foi organizada com o propósito das acadêmicas aliarem as atividades com um dos Objetivos do Desenvolvimento da Agenda 2030, sendo assim, as mesmas elencaram o objetivo 3.4 em que destaca a necessidade de reduzir a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis até 2030.
- Essas parcerias entre o ensino-serviço-comunidade são de extrema importância aos envolvidos e aos estudantes, pois agregam seus conhecimentos e compartilham-nos, tornando-se agentes disseminadores do conhecimento. No que tange ao serviço de saúde, fortalece e qualifica a assistência prestada aos usuários do serviço e à comunidade, participando ativamente das ações de prevenção e promoção à saúde -, comenta a Professora.
O Curso ainda destaca que, durante o desenvolvimento das atividades, esteve prestigiando a ação, a enfermeira e egressa da URI Santiago, Andiara Luiz Ramos Soares, atual Secretária Municipal de Saúde. Durante a oportunidade, a profissional da área ainda contribuiu com a ação.
- A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Assis valoriza a inserção dos acadêmicos nessas campanhas, pois possibilita a aplicação dos conhecimentos teóricos em situações reais, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e empatia, além de estimular o senso de responsabilidade social. São ações que ajudam a preparar os acadêmicos para desafios futuros, na prática da enfermagem, ao mesmo tempo, em que reforçam a importância de campanhas preventivas no cuidado primário à saúde -, concluiu Andiara Soares.
A ação desenvolvida exemplifica a importância da integração entre ensino, saúde e comunidade. Ao promover atividades de conscientização sobre o câncer de mama, as estudantes não apenas aplicaram seus conhecimentos teóricos, mas também se tornaram agentes de transformação social, contribuindo para a saúde e bem-estar da população. Além disso, a atividade ressalta o papel essencial de parcerias entre instituições de ensino e serviços de saúde, que potencializam a prevenção e promoção da saúde, refletindo um compromisso coletivo com o desenvolvimento de uma sociedade mais saudável e consciente.