O Impacto da Inteligência Artificial na Saúde: Aula Inaugural dos Cursos da Saúde contou com a presença de especialista em inovação

12/03/2025 15h15min

A temática abordada trouxe diversidade acadêmica para a plateia

Na terça-feira (11), os Cursos de Enfermagem, Biomedicina e Farmácia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, promoveram a aula inaugural dos cursos da saúde para marcar o início do primeiro semestre das atividades acadêmicas na Universidade.

A noite foi marcada pela presença de Rafael Sbarai, jornalista, Mestre em Tecnologia e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero e especialista em Inovação pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), que compartilhou insights valiosos do mundo da inteligência artificial (IA) e seus reflexos e desafios para a área da saúde.

- O futuro da saúde, assim como das demais áreas do conhecimento, está diretamente ligado à capacidade de inovação e integração. Profissionais que dominam não apenas o conhecimento técnico e científico, mas também as ferramentas tecnológicas, serão os protagonistas dessa nova era -, afirmou Sbarai, durante sua palestra.

Devido à abrangência e importância da temática apresentada, os Cursos de Ciência da Computação e Estética e Cosmética da Universidade também participaram do evento, o que expandiu os questionamentos sobre o assunto abordado.

Os debates se estenderam por diversas áreas do conhecimento, passando pela proteção de dados e informações no ciberespaço. A professora Carla Castanho, gestora do Polo EAD da URI Santiago e docente do Curso de Ciência da Computação, trouxe a importante questão sobre o vazamento de informações pessoais e dados, trazendo para a palestra a relevância da Lei 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Em um cenário em que a inteligência artificial cada vez mais se integra aos sistemas de saúde, a proteção dos dados dos pacientes se torna uma preocupação central. A LGPD, que entrou em vigor em setembro de 2020, estabelece regras rigorosas sobre o tratamento e a segurança dos dados pessoais, incluindo os dados sensíveis relacionados à saúde. A lei garante que o compartilhamento e o armazenamento de informações pessoais sejam feitos de forma transparente, segura e com o consentimento explícito dos indivíduos, visando minimizar riscos como o vazamento ou o uso indevido desses dados.

Rafael também destacou a importância da LGPD para a segurança dos usuários das tecnologias digitais. A lei colocou o Brasil em igual condição de direitos e obrigações para transferências de dados com os países da União Europeia (UE), que já têm seus cidadãos protegidos pela General Data Protection Regulation (GDPR) desde o ano de 2016. As legislações em questão trazem regras de adequação para a transferência de dados, o que torna as transações internacionais mais protegidas e comprometidas com a privacidade dos dados de seus cidadãos.

Assim, a noite que teve início com debates pertinentes à área da saúde seguiu com falas que abrangeram diversas áreas do conhecimento, tornando o evento um momento de trocas transdisciplinares, onde os impactos das IAs percorreram ambientes e realidades diferentes, demonstrando a importância da temática escolhida para a discussão no ambiente acadêmico.

 

Galeria de imagens

Fonte: Ana Paula Ribas Kemerich - NUCOM






Postagens Relacionados

URI Santiago realiza evento interno “URI Inspira” com foco em motivação, cuidado e criatividade

05/12/2025 19h47min

Universidade em Ação reúne mais de 400 participantes e consolida integração entre ensino, pesquisa, extensão e comunidade

05/12/2025 19h25min

URI Santiago informa alteração no expediente devido ao feriado municipal

05/12/2025 18h37min

URI Santiago divulga horários especiais de atendimento durante o período de rematrículas

05/12/2025 16h58min

Laboratório de Análise de Solos da URI Santiago recebe credenciamento da ROLAS-RS/SC

05/12/2025 16h45min

Alunos dos 4º anos da Escola da URI encerram o ano letivo com dia de diversão no Parque Aquático Hawaii

05/12/2025 16h37min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2025 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago