Novo comunicado da Direção da URI Santiago sobre aulas teóricas e práticas

17/06/2020 10h33min

Aulas teóricas seguem online e aulas práticas ganharam definições de acordo com a realidade de cada curso

Nestes três meses de aulas remotas, a URI, orientada, principalmente, pelo seu Comitê de Prevenção e Combate à COVID-19, acompanhou e cumpriu todas as diretrizes da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e dos Decretos Estadual e Municipal, inclusive realizando várias capacitações para sua comunidade acadêmica. Desta forma, conforme a Direção da URI Câmpus e Escola, existe a preparação para o gradual e seguro retorno. Veja abaixo o que está definido:

- Aulas teóricas: continuam remotas (online), em todos os cursos, até que se possa voltar à presencialidade; 

- Atividades Administrativas: continuam sendo realizadas por home office e presencialmente em regime de agendamento, de segunda à sexta, das 8h às 12h, com número reduzido de funcionários. Foram divulgados comunicados com as regras de segurança no atendimento, as quais também estão fixadas no Câmpus;  

- Aulas Práticas: dentre as determinações do Decreto Estadual, existe a possibilidade de retorno, de forma presencial, para os acadêmicos na condição de formandos, desde que obedeçam aos protocolos operacionais que darão segurança aos envolvidos, como por exemplo, em número reduzido de acadêmicos e com EPIs necessários às atividades, dentre outras regras.

- Escola de Educação Básica: continuam as aulas de forma remota, obedecendo o calendário acadêmico, tendo recesso de duas semanas no início do mês de julho de 2020.                                        

No último mês, ocorreram análises junto aos colegiados docentes e Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos e chegou-se ao seguinte quadro:
  
1) Curso de Ciência da Computação - continuará com as aulas práticas de forma online.

2) Curso de Psicologia - decisão colegiada pelo não retorno às aulas práticas neste semestre.

3) Curso de Administração - não há aulas práticas, sendo que a Empresa Alternativa Júnior voltará suas atividades no mês de agosto.

4) Curso de Letras - não tem aulas práticas, nem estágio.                                 

5) Curso de Pedagogia - os estágios estão sendo pensados de forma remota, assim que as escolas permitirem.

6) Curso de Educação Física - não tem aulas práticas em laboratórios, neste semestre no Câmpus, somente aulas práticas no Ginásio da Escola, as quais estão sendo organizadas num cronograma para recuperação no próximo semestre.

7) Curso de Farmácia - as práticas serão realizadas pelos formandos, de forma condensada em uma semana no início de julho. 

8) Curso de Agronomia - serão realizadas aulas práticas destinadas apenas aos formandos, as quais iniciarão no dia 17 de junho, sendo que os demais semestres serão reavaliados para cumprimento no próximo semestre.

9) Curso de Medicina Veterinária - as aulas práticas serão recuperadas no decorrer do segundo semestre de 2020. Tanto aulas de laboratórios, quanto viagens técnicas, terão a possibilidade de serem estendidas para os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021, se for necessário.

10) Curso de Arquitetura e Urbanismo - os formandos recuperarão práticas necessárias de duas formas: 
       1) Estágio supervisionado - recuperação no segundo semestre de 2020; 
       2) Carga horária de 01 (uma) disciplina prática - encontros no período de férias de inverno (50% da turma), a outra metade fará recuperação no segundo semestre de 2020.

11) Curso de Ciências Biológicas - seguem com aulas remotas e possibilidade de retorno às práticas, após análise, em julho.

12) Curso de Ciências Ambientais - seguem com aulas remotas e possibilidade de retorno às práticas, após análise, em julho.  

13) Curso de Ciências Contábeis - neste semestre, não há previsão de atividades práticas de laboratórios, os formandos estão concluindo a disciplina de Práticas Profissionais II, que teve origem em um projeto e como epílogo, um artigo, com publicação na Ecoinovar. 

14) Curso de Direito - as atividades práticas referentes aos processos digitais continuarão com a supervisão dos professores e de forma remota. Já o seguimento dos processos físicos e os novos atendimentos continuarão  suspensos, até a mudança do cenário atual.

15) Curso de Enfermagem – as práticas retornarão apenas com formandos nesse momento, com data a ser definida.

A Direção destacou que esse comunicado centraliza as informações sobre as aulas, de forma que, é possível tranquilizar alunos, familiares e professores.

De forma bem emocionante, a diretora geral, professora Michele Noal Beltrão destacou: “Esperamos que todos estejam bem e com saúde, estamos esperançosos com o nosso reencontro, pois a saudade é grande do tempo de encontros nas salas de aula, nos laboratórios, nos corredores, nas salas dos professores, na biblioteca, nos nossos pátios, etc.”

A Direção encerrou a nota colocando todos os setores à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários, desejando que todos fiquem bem e que permaneçam juntos da URI, “pois juntos e fazendo a nossa parte, temos certeza, que enfrentaremos melhor e mais rápido todos os desafios que estão ao nosso entorno”.

 


Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Edital de Bolsas de Pesquisa e Extensão encerra hoje

15/04/2024 10h27min

Aberto os Editais de Bolsas de Pesquisa e Extensão

05/04/2024 14h44min

Data de finalização da Avaliação Institucional foi prorrogada

08/11/2023 10h49min

Agosto Dourado buscará compartilhar saberes

22/07/2023 13h57min

Revista Multiciência está com chamada aberta para publicação de artigos

21/07/2023 16h39min

Comunicado sobre expediente

13/07/2023 16h05min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago