Atividades iniciaram com oficina de descarte de medicamentos e panfletagem sobre poliomielite
Como estamos vivendo em uma época em que as questões ambientais deixam claro a relação com a saúde, seja através das zoonoses ou da contaminação do meio, o que acarreta desequilíbrios físicos e biológicos no organismo humano, a universidade agora conta com a Liga Acadêmica de Saúde e Meio Ambiente da URI Santiago - LiASM, que pretende favorecer a discussão da relação entre os desequilíbrios ambientais e a saúde.
A coordenadora da mesma, professora Cisnara Pires Amaral, diz que a disseminação dos conhecimentos científicos em espaços formais e informais poderá fortalecer o papel da universidade na comunidade regional, pois contribuirá para a pesquisa, o ensino e a extensão, favorecendo o protagonismo de acadêmicos e a alfabetização científica.
A LiASM tem ainda os seguintes professores colaboradores: Michel Pimentel Lopes, Claudete Moreschi e Marcelo Tusi. Envolve também acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Ciências Ambientais, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária e Psicologia.
A Liga já iniciou suas atividades com projeto de extensão nas escolas de Santiago, com a oficina ‘Descarte de Medicamentos: impactos, atitudes e práticas corretas’, que tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre os impactos ocasionados no meio ambiente relacionados a práticas incorretas, colocando em risco a cadeia alimentar e a saúde. A atividade consta de conversa informal com trilha interativa, além da utilização de QR code para tornar a prática mais adequada e instigadora.
Outra ação desenvolvida foi a parceria com o Interact, onde ocorreu a panfletagem sobre a vacinação da Poliomielite, no ginasião, com a participação do Zé Gotinha, Zé Gotonha, Jessy e Woody, personagens do Toy Stories. A ideia foi interagir com as crianças e os pais, chamando atenção para a Paralisia Infantil.
Contate os ligantes para agendar atividades em sua escola: @ligaliasm
Objetivos da Liga
Estabelecer a relação entre a saúde e os desequilíbrios ambientais, além de realizar a conexão do conhecimento científico com o cotidiano, divulgando as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na URI – Santiago; discutir as zoonoses que envolvem as comunidades regionais; promover a saúde e a compreensão da relação entre as ações antrópicas, os desequilíbrios ambientais e as doenças; promover o protagonismo acadêmico através da participação em congressos e eventos científicos oportunizando o letramento científico; oportunizar a realização de trabalhos voluntários em espaços formais e informais; além de disseminar conhecimento científico para a comunidade.
Conheça os integrantes da Liga:
- Coordenadora: Cisnara Pires Amaral;
- Professores colaboradores: Michel Pimentel Lopes, Claudete Moreschi e Marcelo Tusi
- Presidente: Luana de Borba (VIII semestre do Curso de Enfermagem)
- Vice-Presidente: Yago Machado Turchetti (IV semestre do Curso de Medicina Veterinária)
- Diretora Financeira - Ana Cristina Soares Cavalheiro (VIII semestre do Curso de Enfermagem)
- Diretor Científico - Douglas Baccin Pinto (IV semestre do Curso de Enfermagem)
- Diretora de Comunicação/ Divulgação - Bianca Ferrari Popek (II semestre do Curso de Psicologia)
Outros colaboradores: Elisângela Cogo Guerra (III semestre do Curso de Biomedicina);
João Inácio Dias Viero (IV semestre do Curso de Medicina Veterinária);
Denise Teresinha Diniz Bravo (II semestre do Curso de Psicologia);
Alexandre Guasso Kerpel (VIII semestre do Curso de Farmácia).
Fotos/divulgação