Muitas experiências: Alunos desenvolvem atividades de promoção da saúde no município

27/06/2018 10h57min

Na matéria, veja várias ações desenvolvidas pelos acadêmicos

Durante o mês de junho, os alunos do III semestre do curso de Enfermagem, desenvolveram atividades educativas de promoção da saúde propostas pela professora Daiana Foggiato de Siqueira. As atividades fizeram parte da disciplina “Promoção da Saúde”, tendo como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência prática de atividades educativas nos diferentes ciclos vitais. Os alunos foram divididos em grupos para realizar as atividades e estas abrangeram a saúde das gestantes, crianças, adolescentes, idosos e homens. Veja:

- Gestantes: Para reunir as gestantes, os alunos contaram com o apoio da enfermeira Marciele da ESF São Vicente-Itu, a qual disponibilizou o espaço para realização da atividade. As participantes receberam um fôlder informativo sobre a toxoplasmose e os alunos explanaram acerca da importância dos cuidados na prevenção dessa doença durante a gestação. Além disso, os alunos confeccionaram dois banners informativos acerca da doença e disponibilizaram um ao ESF São Vicente-Itu e deixaram outro fixado na sala de aula do curso, a fim de proporcionar conhecimento às demais pessoas. 
 

- Crianças: Os alunos realizaram atividade sobre a importância da alimentação saudável e o consumo de frutas às crianças do Pré da Escola Municipal Silvio Aquino. Os pequenos apreenderam sobre a temática por meio do teatro, da música e da pintura. Ao final, os alunos disponibilizaram uma salada de fruta para a turminha como forma de estimular o consumo de uma alimentação saudável.
 

- Adolescentes: Para acessar os adolescentes, os alunos foram até a Escola Municipal Sílvio Aquino conversar com os estudantes do 9º ano acerca do Vírus do Papiloma Humano (HPV) que é uma doença sexualmente transmissível que pode ser evitada através da vacinação realizada na adolescência. Os alunos passaram orientações por meios de imagens e vídeo sobre a importância da prevenção com ênfase a vacinação.  
 

- Idosos: Para abranger os idosos, os alunos participaram do Grupo Forma e Saúde da Vila ITU. O grupo faz parte do programa Forma & Saúde, que tem uma grande abrangência comunitária por estimular o convívio social e a prática de atividades recreativas e físicas em diversos bairros da cidade de Santiago. Na oportunidade, os acadêmicos falaram sobre fatores de risco de queda à pessoa idosa, alimentação saudável, atividade física, exames de rotinas e violência contra o idoso. Os alunos disponibilizaram aos participantes o Estatuto do Idoso, o qual apresenta os direitos dos idosos e são previstas punições a quem os violarem, dando a essa população uma maior qualidade de vida.
 

- Homem: Para contemplar a saúde do homem, os alunos contaram com o apoio da enfermeira Bruna da ESF São Jorge, a qual disponibilizou espaço para realização da atividade de promoção da saúde. Os acadêmicos realizaram uma roda de conversa com o público masculino para abordar acerca do câncer de próstata, onde falaram sobre os sinais iniciais da doença e enfatizaram a importância dos exames de rotina (toque retal e dosagem de PSA) para a detecção precoce da doença. Os participantes puderam acompanhar as informações por meio de fôlder explicativo elaborado pelos estudantes.

Após finalizadas todas as atividades educativas, os alunos, em seus respectivos grupos, compartilharam as experiências com os demais colegas da turma durante os períodos da disciplina de Promoção da Saúde no último dia 22.

“O momento foi de grande aprendizagem para os alunos do terceiro semestre do curso de Enfermagem pois permitiu aos educandos subsídios teórico-práticos para atuar profissionalmente no modelo de atenção pautado na Promoção da Saúde”, contou a professora Daiana.

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Docente da URI Santiago ministra aula inaugural dos Cursos Técnicos em Enfermagem e em Cuidados de Idosos da UFSM

27/03/2024 20h21min

Curso de Enfermagem da URI oportuniza vagas de Estágio

02/02/2024 10h07min

Área da saúde conta com novos enfermeiros

18/01/2024 13h20min

A URI Santiago esteve presente na mateada em alusão a semana do idoso

25/09/2023 21h10min

Enfermagem realiza Aula Inaugural em conjunto com as atividades do Agosto Dourado

22/08/2023 15h01min

Agosto Dourado buscará compartilhar saberes

22/07/2023 13h57min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago