Matéria especial: o que temos a dizer sobre empregos?

20/11/2020 16h40min

81% dos egressos da URI Santiago estão no mercado de trabalho

O clima de orgulho, alegria e expectativa que toma conta da direção, dos professores e dos funcionários nas formaturas deve-se ao fato de estarem comemorando com os formandos mais uma etapa vencida e às notícias que chegam mostrando que quase todos os alunos já saem encaminhados para uma carreira profissional promissora.

Respaldada na preocupação de oferecer ensino de qualidade, a URI Santiago conta com um alto índice de empregabilidade dos ex-alunos. Muitos, inclusive, começam a trabalhar ainda na faculdade, pois o mundo do trabalho busca constantemente esses alunos que, por vezes, iniciam como estagiários e depois são efetivados nas empresas. Quase todos os anos, a corrida é grande para pegar logo o diploma, pois alguns formandos precisam colar grau por já estarem sendo esperados por empresas de diferentes segmentos.  

Com base em pesquisa realizada com os egressos no ano de 2019, 81% estão empregados e 64% estão em sua área de formação. Outros dados significativos:

- 63% dos egressos afirmam que a graduação da URI Santiago, permitiu que encontrassem uma ocupação ou um emprego melhor.

- 73% dos egressos afirmam que a graduação URI contribui muito em sua atividade profissional.

No Câmpus Santiago, os 13 cursos de graduação presencial (com vagas no processo seletivo 2021) auxiliam seus acadêmicos a serem profissionais qualificados e inseridos no mercado de trabalho. Veja os percentuais de empregabilidade dos egressos de cada curso.

Administração: 87%

Agronomia: 62%

Arquitetura e Urbanismo: 67%

Ciência da Computação: 79%

Ciências Contábeis: 88%

Direito Diurno e Direito Noturno: 78%

Educação Física: 83%

Enfermagem: 89%

Farmácia: 89%

Psicologia: 87%

Na lista, estão faltando os cursos de Medicina Veterinária e Ciências Ambientais. É que eles são novos na universidade.

- O mercado de trabalho para médicos veterinários está em constante crescimento e o número de profissionais é cada vez maior. Segundo informações do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) o mercado recebe cerca de 5 mil recém- formados por ano. Além do trabalho em clínicas para saúde animal, o profissional de medicina veterinária poderá atuar na indústria farmacêutica veterinária, inspeção de produtos derivados de animais, marketing veterinário, área acadêmica, bem como, em análises laboratoriais, entre outros.

- Já o meio ambiente entrou na pauta do mundo e atualmente grande parte das empresas já se preocupa em contar com programas que as ajudem a impactar menos a natureza. Além disso, surgiu a necessidade de se ter acesso a mais informações sobre a situação do meio ambiente e como isso pode afetar a vida do ser humano no futuro. Por isso, Ciências Ambientais é a profissão do futuro, já que os grandes desafios ambientais que se apresentam, exigem cada vez mais preparo das pessoas que tem que lidar com essas questões relativas a sustentabilidade, geodiversidade, biodiversidade e a bioeconomia. Quem se forma nesse curso (o da URI Santiago é pioneiro no Estado) conta com algumas opções de carreiras como gestão, regulação e gestão ambiental nos setores privado, público e no terceiro setor, concepção de projetos de sustentabilidade social, ambiental e econômica, planejamento, consultorias e mediação e resolução de conflitos ambientais.

O que diz a direção- A Direção da universidade, normalmente, é procurada por empresas e empregadores que solicitam indicação para que os egressos e, muitas vezes, os acadêmicos ingressem em seus quadros. “Certamente, isso deve-se pelo alto nível de exigência e preparo dos nossos docentes nos diversos cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, em alguns momentos, instituições públicas nos pedem para publicizar seus editais para futura contratação de estagiários e de realização de concursos públicos. O mais importante que nossas indicações e nossas publicizações hoje são materializadas em profissionais espalhados na cidade, no nosso Estado e em outros países, sendo referenciados como profissionais éticos e competentes, o que, aliás, é a nossa missão institucional”, disse a Diretora Geral, professora Michele Noal Beltrão.

 

Quer saber mais sobre nosso vestibular? Clique aqui

 

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Vestibulando (a): orientações para a prova

04/12/2020 18h09min

Veja os editais em fase de submissão

04/12/2020 17h24min

URI Santiago passa por sanitização

03/12/2020 14h29min

1º Empreenda URI: veja a comissão julgadora

01/12/2020 20h36min

Atenção acadêmicos (as): rematrículas iniciam nesta quinta-feira

01/12/2020 16h09min

Projetos homologados no 1º Empreenda URI

30/11/2020 19h02min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157




2020 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago