19/06/2017 14h04min
Manejos avançados para a produção de mel foi tema de curso
Curso foi organizado pelo APL Apicultura Vale do Jaguari

Cerca de 55 pessoas participaram do curso no último dia 13, entre estas, apicultores (as), associações apícolas e entidades de municípios do Vale do Jaguari e outras cidades do Estado. 

O objetivo do curso, além de cumprir com o planejamento proposto no plano de trabalho do APL Apicultura Vale do Jaguari, foi atender uma demanda identificada e sugerida pelos apicultores do município e região. “O evento abordou temas relevantes e de grande importância para o setor, para pequenas, médias e grandes propriedades e produtores”, disse Rafael Conterato, do APL. Foram prestadas informações e técnicas utilizadas na atividade apícola, com a finalidade de capacitar e qualificar os produtores para melhor gerir seus apiários na busca de melhores resultados de produção e rentabilidade, assim contribuindo para o desenvolvimento do setor no VJ. 

Das 13h às 15h, ocorreu uma atividade de campo realizada no Apiário da URI, oportunizando aos participantes vivenciar na prática as técnicas de manejo, o que gerou muitas perguntas e questionamentos que foram sanadas pelos consultores Sanderlei Pereira (EMATER-RS),  Luis Wolff  (EMBRAPA Clima Temperado) e o biólogo Jeilerson Sisti, que representou a URI Santiago.

Ainda foi realizada uma dinâmica com os participantes. Eles tiveram a oportunidade de interagir, criando um calendário apícola determinando os ciclos de floração da região com as principais espécies de plantas melíferas e mais importantes no Vale do Jaguari, com o objetivo de auxiliar o apicultor sobre a necessidade de estimular com alimentação artificial o crescimento da colmeia para entrar com uma população forte no pico de floração. 

O evento foi finalizado com a entrega de uma singela lembrança do APL Apicultura VJ para os palestrantes como forma de agradecimento, junto do certificado. Após, foi sorteado entre os participantes livros disponibilizados pela EMBRAPA Clima Temperado, contendo várias publicações de diferentes temas da apicultura.

Conforme Rafael Conterato, de acordo com a pesquisa de satisfação aplicada no final do curso aos participantes, foi evidenciada a qualidade dos consultores, das palestras, temas desenvolvidos e a iniciativa do APL Apicultura VJ, junto dos apoiadores.

 



Galeria de Imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação
CALENDÁRIO
JUNHO/2017
D
S
T
Q
Q
S
S
03
04
05
06
07
08
11
15
16
17
18
21
22
25
27
29
30
EVENTOS PARA O DIA 26/06/2017
Apicultura - Manejo Básico
Ver todos eventos
Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733 -
Santiago/RS - 97700-000
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157