Com profundo pesar, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago, comunica o falecimento do Professor Gilberto Girardon, ocorrido na madrugada de hoje (26). Aos 64 anos, o santiaguense faleceu em Porto Alegre, vítima de um câncer.
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Gilberto possuía especialização em Planejamento Urbano pela Universidade Luterana do Brasil e Mestrado em Geomática pela Universidade Federal de Santa Maria.
Foi Professor titular da URI Santiago, atuando na Escola de Educação Básica e na Universidade e ainda, desempenhou o papel de Engenheiro responsável pelas obras do Câmpus, dedicando-se ao desenvolvimento da educação no município e região.
Ao longo de sua jornada na URI Santiago, o Prof. Gilberto também esteve à frente da coordenação da Rádio Comunitária, fomentando a comunicação entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Já, nos últimos anos, o Professor dedicava-se a proferir palestras sobre temas comportamentais, abordando aspectos como o alcoolismo e disseminando o conhecimento.
Girardon foi um membro essencial no desenvolvimento da URI Santiago por anos, construindo não apenas com sua vasta experiência acadêmica, mas também com sua dedicação e paixão pelo ensino. Sua trajetória foi marcada por importantes conquistas, tanto no âmbito da pesquisa quanto na formação de inúmeros profissionais que hoje ocupam posições de destaque.
Neste momento de dor, a URI Santiago presta suas mais sinceras condolências à família, amigos, colegas e ex-alunos. Salientando que este legado permanecerá vivo entre todos que tiveram o privilégio de conviver e aprender com o Prof. Gilberto.
O corpo será transladado de Porto Alegre para Santiago e os atos fúnebres iniciarão às 20 horas no Salão de Atos da URI Câmpus de Santiago. Após, ele será cremado.