LAIGUS realiza sua III Jornada Acadêmica Integrada

30/08/2023 18h12min

Evento tratou sobre os cuidados na saúde do idoso

Na terça-feira (22), aconteceu a III Jornada Integrada da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Gerontologia, do Curso de Enfermagem, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago. O evento, marcado para às 19h, reuniu acadêmicos e comunidade externa, no Salão de Atos da Instituição.

A ocasião recebeu quatro profissionais, que dentro de suas áreas de formação, trabalham para garantir a saúde e o bem estar, do público da melhor idade. Sendo assim, o encontro foi desenvolvido em uma roda de conversa, mediada pela Diretora Acadêmica, Professora Claudete Moreschi, que pôde direcionar e questionar os envolvidos de forma dinâmica. 

Estiveram presentes a Farmacêutica e Docente da URI Santiago, Professora Amanda Leitão Gindri; a Enfermeira e Empreendedora, Patrícia Martins; o Educador Física, Marcos Dornelles; e a Psicóloga, Fabiane Erbiche. Embasados pelo aumento da expectativa de vida e consequentemente, crescimento do número de idosos, no Brasil, o encontro serviu para retratar a importância dos cuidados no envelhecimento da população.

Como alternativa desses cuidados, o Educador Físico, Marcos Dornelles, trouxe a realização de atividades físicas para idosos como fator benéfico no bem-estar geral, melhorando a saúde física, mental e preservando a autonomia em atividades do cotidiano. 

- Os exercícios auxiliam no controle de mudanças ocorridas devido ao processo de envelhecimento, melhorando sua saúde e evitando o desenvolvimento de doenças e retardo de limitações -, relata o Educador Físico. 

Uma opção dada pelo profissional da Educação Física, são as conhecidas academias ao ar livre, disponibilizadas nas praças do município. Já para quem busca mais movimentação, o projeto coordenado pela URI Santiago, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL), Forma e Saúde é realizado nos bairros da cidade com objetivo de fortalecer a saúde dos idosos, por meio de atividades aquáticas, danças, ginásticas e jogos. 

Dando continuidade a fala do convidado, a Psicóloga, Fabiane Erbiche, pode reiterar essa necessidade, que também trabalha a mente. De acordo com a profissional, o processo de envelhecimento pode ser encarado como um dos maiores desafios da vida. Sendo assim, é de extrema importância, contar com o apoio psicológico, para conhecer as condições e também, encontrar os melhores métodos para encarar as novas possibilidades.

- Nosso papel é notificar e ajudar na compreensão dos desafios do envelhecimento, ouvindo dos idosos as suas maiores limitações e trazendo uma visão diferente destes momentos mais complexos -, enfatiza a Psicóloga. 

A convidada Fabiane, ainda ressalta o papel dos familiares e amigos neste processo. Segundo ela, a área psicológica ainda é muito mal interpretada e problemas mentais precisam ser encarados da melhor maneira. Neste caso, os idosos precisam do total apoio e carinho, auxiliando ainda mais nessa etapa nova e cheia de desafios. 

Uma outra opção, que compõem os cuidados ao envelhecimento, foi levada pela Farmacêutica, Amanda Leitão Gindri, que se dedica aos estudos de plantas medicinais na qualidade de vida dos idosos. 

De acordo com a Farmacêutica, o uso de plantas medicinais traz diversos benefícios à saúde e no bem-estar, como calmantes. A convidada aproveitou a oportunidade para apresentar exemplos de plantas, que podem ser cultivadas em casa, e suas riquezas para a saúde humana. No entanto, traz a necessidade de seguir acompanhamento médico, e o uso das plantas de forma alternativa, sem excluir o uso de fármacos. 

A noite foi finalizada pela Enfermeira e Empresária, Patrícia Martins. A convidada formou-se na URI Santiago e foi uma das criadoras da LAIGUS, tornando a saúde do idoso, sua área de especialização profissional. Idealizadora do Recanto Paraíso, uma casa de repouso com cuidado humanizado ao público da melhor idade, a Enfermeira pode relatar as atividades e serviços prestados no município. 

- Com uma equipe de profissionais de diversas áreas, o nosso espaço objetiva promover qualidade de vida aos nossos idosos. Além da saúde, priorizamos a alegria e o carinho, como ferramenta para eles seguirem tendo as melhores experiências -, afirma a Enfermeira. 

Como exemplo das atividades realizadas com o público da melhor idade, estiveram presentes o grupo de idosos do SESC, com o projeto Maturidade Ativa, no qual muitos fazem parte das ações realizadas pelos profissionais, que palestraram no evento. 

LAIGUS

A Liga Acadêmica Interdisciplinar de Gerontologia (Laigus) foi fundada em 2021, pelo Curso de Enfermagem, da URI Santiago. Atualmente, é composta por acadêmicos dos demais Cursos da saúde, com o objetivo de fortalecer, por meio da informação, a importância de envelhecer com saúde. 

Neste ano, a gestão é orientada pela Coordenadora do Curso de Enfermagem, Profª Letícia Machado. Além do apoio dos acadêmicos: Cecília Cortez, presidente; Larissa Meyne, vice-presidente; Jaíne Bertazzo, diretora científica; e João Victor Côrtes, diretor de comunicação. 

- Foi muito gratificante ver o interesse e apoio de todos, tornando nosso evento ainda mais engrandecedor, superando nossas expectativas. Somos gratos a todos, por partilharem esta etapa acadêmica conosco! -, conclui a acadêmica de Enfermagem, Larissa Meyne. 



 


Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Resultado final do processo seletivo da LAIGUS

28/04/2023 10h13min

Seleção da LAIGUS: Resultado da 1ª fase

24/04/2023 11h06min

Atualização: inscrições abertas para participar da LAIGUS

15/04/2023 15h52min

Inscrições abertas para participar da LAIGUS

04/04/2023 15h50min

LAIGUS lança edital de evento

02/09/2022 16h43min

Resultado do edital de seleção de novos membros da LAIGUS

12/04/2022 17h27min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2023 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago