Judicialização da saúde é discutida no II Painel Acadêmico de Debates

26/04/2019 17h54min

Representantes do poder público e privado abordaram a temática em âmbito regional e estadual

Na noite desta quinta-feira (25), empresários, políticos, professores, acadêmicos e a comunidade em geral se reuniram no salão de Atos da URI Câmpus Santiago para debater um dos principais anseios da população: a saúde. O evento, promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), teve como palestrantes representantes das esferas pública e privada: o advogado e especialista em Direito Médico pela Washington College of Law American University, EUA, Ricardo Jobim; prefeito de Santa Maria, ex-secretário de saúde e advogado Jorge Pozzobom; o diretor do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul, Fernando Uberti Machado; e o diretor do laboratório Oswaldo Cruz e presidente do Centro RS Saúde, Rafael Silveira.

Durante as duas horas de debate várias questões foram levantadas, entre elas o papel de cada um dos setores e qual é o processo de trabalho desenvolvido na saúde pública e/ou privada. Segundo o organizador do Fórum e presidente do DCE, Fernando Oliveira, a necessidade de promover uma reflexão sobre os verdadeiros responsáveis da crise na saúde foi o principal objetivo do encontro: Sabemos que os tribunais são inundados com solicitações jurídicas de medicamentos, entre outras questões, mas vemos também quem nem tudo está certo, justamente por falta de conhecimento da população”, justifica.

Para o especialista em Direito Médico, Ricardo Jobim, é necessário trazer clareza para a sociedade saber onde está o problema e o caos: “Quanto mais eu trabalho a questão de Judicialização Médica, mais eu tenho certeza de que as pessoas não identificam os verdadeiros responsáveis. E se não mexer na ferida, ninguém vai conseguir resolver o problema. A única solução para o caos é dinheiro e porquê ele não chega aonde precisa é o que temos que discutir”, afirma.

A temática foi abordada em âmbito regional e estadual, mas a cidade de Santiago foi citada como referência no processo de judicialização, já que a gestão implantou um projeto, através do Comitê de Saúde, que agiliza os processos através da discussão de soluções para os problemas na área. Ainda assim, o prefeito Thiago Gorski Lacerda afirma que, se comparada às outras cidades, a saúde pública e privada em Santiago é boa, mas é preciso melhorar: “Os postos de saúde, pronto atendimento, são de responsabilidade dos municípios, já a média complexidade é de responsabilidade do estado e a alta do governo federal. Nós não temos nada, nenhuma estrutura a nível estadual aqui na região, o que compromete muito a qualidade da saúde pública que se refere à média e alta complexidade”, justifica.

“A URI mais uma vez sendo pioneira nesse tipo de evento, que com certeza deixará muitos frutos, seja para academia, seja para administração pública e todos os nossos parceiros no evento”, finaliza o organizador, Fernando Oliveira, que já está pensando na possibilidade de realizar o próximo Fórum Acadêmico no início do segundo semestre.

 

 

Galeria de imagens






Postagens Relacionados

URI Santiago recebe remessa de computadores do Programa Sustentare

17/04/2024 19h40min

Atleta do projeto Olhar Adolescente é vice-campeã em evento de Muay Thay na Serra

15/04/2024 19h04min

Edital de Bolsas de Pesquisa e Extensão encerra hoje

15/04/2024 10h27min

Última chance para ingressar ainda no primeiro semestre de 2024

15/04/2024 09h23min

Inscrições para a Pós-Graduação em Justiça Restaurativa e Mediação por Intermédio da Empatia foram prorrogadas

12/04/2024 14h00min

Computação baseada em Satélites e o Futuro da Internet foram temas de Aula Inaugural de Curso

12/04/2024 13h00min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago