Evento ocorreu de 22 a 25 de maio
De 22 a 25 de maio, o curso de Farmácia realizou a sua Jornada Acadêmica de Estudos Farmacêuticos, na 12ª edição. “Um Novo Olhar para a Profissão Farmacêutica” foi o tema.
A jornada teve mostra científica, minicursos e palestras. Na abertura, dia 22, houve momento cultural com a Fanfarra do Exército e palestra. Cultivo de cogumelos comestíveis, Primeiros socorros, Acupuntura, Harmonização facial e corporal, Coleta de sangue e Circuito Clínico foram os assuntos dos minicursos, que foram ministrados pelo biólogo Fernando Bertazzo, pela enfermeira Alessandra Tolfo e pelas farmacêuticas Luana Pazini, Roberta Garcia e Fátima Rogério Silveira, respectivamente. O minicurso Circuito Clínico contou com atividades como aferição da pressão arterial e glicemia capilar, exame de bioimpedância e interpretação de exames laboratoriais, sendo ministrado por professores e convidados especiais.
As palestras trouxeram os seguintes temas:
Cosméticos veganos: sustentabilidade e empreendedorismo, com a farmacêutica sócia-proprietária da Muddã Natural Care, Luciane Laporta; A Atuação do perito em campo, com o farmacêutico Maurício Walter e o químico Railander Barcellos, atuantes no Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP/RS); Vivências de um farmacêutico residente em hemato-oncologia, com a farmacêutica Lenice Souza, residente no Hospital Universitário de Santa Maria.
A jornada inseriu-se dentro dos 15 anos do curso de Farmácia comemorados em 2023, o que está rendendo uma vasta programação ao longo do ano, e fez parte dos 31 anos da URI Santiago. A comissão organizadora teve as professoras Catiuscia Molz de Freitas e Amanda Leitão Gindri e os acadêmicos do 7º semestre.
Opinião da coordenadora:
Conforme a coordenadora do curso, professora Catiuscia Molz de Freitas, o evento buscou trazer uma visão mais próxima aos acadêmicos de áreas de atuação recentemente incorporadas pelo profissional farmacêutico. Ela explica que contou com a presença de profissionais renomados de diversas áreas, oportunizando aos alunos terem um maior contato com diferentes campos de atuação do farmacêutico. Além disso, os diversos minicursos ofertados contribuíram para ampliar o conhecimento prático dos alunos, alinhando de maneira dinâmica os conteúdos teórico-práticos aprendidos no curso de Farmácia. “O colegiado de farmácia está muito contente com os feedbacks positivos dos acadêmicos, que participaram ativamente de todas as atividades propostas no evento”, comemorou.