Intercâmbio: acadêmica vive dias especiais em Portugal

05/07/2017 13h47min

“Foram cinco meses de muitas vivências e a certeza de ter feito a melhor escolha e a mesma ter sido oportunizada pela URI através dos seus programas de intercâmbios”, disse

Maria Silva, acadêmica de Psicologia da URI Santiago, enviou ao Núcleo de Comunicação um relato da viagem. Ela está cursando disciplinas do mestrado integrado da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto.

 

 “Em fevereiro desse ano, dei largada ao que considero hoje uma das experiências mais incríveis da minha vida: o intercâmbio. Que foi também minha primeira viagem internacional e tinha como destino: Portugal. Foram cinco meses de muitas vivências e a certeza de ter feito a melhor escolha e a mesma ter sido oportunizada pela URI através dos seus programas de intercâmbios . Nos meses anteriores à minha partida, apesar dos planejamentos, não tinha noção de quantas mudanças aconteceriam em tão pouco tempo e de quantas coisas só se reafirmariam com relação a mim e ao mundo! Parece um tanto clichê, mas é verdadeiro e talvez até poético, como dizia Martha Medeiros, viajar é despir-se de si mesmo, tornar-se desconhecido e aproveitar as vantagens do anonimato. Viajar é olhar para dentro e desmascarar-se. O intercâmbio é uma viagem que nos desloca não só em território geográfico, mas no território do EU. Imergir em uma cultura diferente e se permitir conhecer as diferentes realidades que se apresentam traz muito mais que experiências acadêmicas e profissionais vêm carregadas de aprendizados pra vida, são lições de reinvenções constantes. Incialmente você se sente realmente despido e até mesmo perdido, mas aos poucos vai percebendo o quanto tem para aprender através de cada novidade que se apresenta, novidades que vem através de coisas simples. Senti-me, em diversos momentos, como uma criança aprendendo a falar, a caminhar e tendo que ter criatividade para lidar com diferentes situações. É um misto de emoções, sentimentos e pensamentos que me impulsionaram a viver cada segundo dessa viagem. Uma experiência única e que depende muito da forma como nos dispomos para vivê-la! Aprendi a viver de maneira simples, valorizar as pequenas coisas e ações. Criei e desenvolvi habilidades que não imaginava possuir. Aprendi a ser corajosa e descontruir medos e o mais importante de tudo: ser mais tolerante e compreensiva comigo mesma e com as pessoas que me rodeiam! O intercâmbio tem sido e será uma lição de vida e uma aventura que só quem se doa a viver consegue nomear! Espero que assim como eu, muitos outros estudantes possam desfrutar desses momentos! Gostou do meu relato e gostaria de realizar um intercâmbio? Deixo minhas redes sociais. Terei imenso prazer de ajudar aos que se interessam em realizar uma experiência de intercâmbio através dos detalhes da minha experiência”. 

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Edital de Bolsas de Pesquisa e Extensão encerra hoje

15/04/2024 10h27min

Aberto os Editais de Bolsas de Pesquisa e Extensão

05/04/2024 14h44min

Data de finalização da Avaliação Institucional foi prorrogada

08/11/2023 10h49min

Agosto Dourado buscará compartilhar saberes

22/07/2023 13h57min

Revista Multiciência está com chamada aberta para publicação de artigos

21/07/2023 16h39min

Comunicado sobre expediente

13/07/2023 16h05min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago