I Seminário de Projetos Integradores Extensionistas reúne mais de 400 inscritos

28/06/2024 19h05min

O evento acadêmico recebeu cerca de 122 projetos desenvolvidos pelos acadêmicos da URI Câmpus Santiago

A noite da última quarta-feira (26) protagonizou uma imersão de pesquisa, inovação e extensão, com o I Seminário de Projetos Integradores Extensionistas (SPIE) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago. O evento acadêmico foi realizado na Associação dos Funcionários e Professores da URI Santiago (AFURIS), tendo início às 19h e recebendo estudantes, docentes e a comunidade em geral. 

Visando promover uma maior visibilidade dos projetos desenvolvidos na disciplina de Projeto Integrador (PI), o evento ainda serviu para apresentação das pesquisas e avaliação, realizada pelos Professores de cada Curso. 

A 1ª edição reuniu mais de 400 inscritos e cerca de 122 projetos em exposição, desenvolvidos nos Cursos de: Administração; Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciência da Computação; Farmácia; Medicina Veterinária; e Psicologia. 

A proposta instaurada pela Profa. Carla Castanho, já havia sido desenvolvida no Ensino à Distância, e diante dos resultados positivos, foi inserida na graduação ativa, tornando o PI uma disciplina dos Cursos da Graduação Presencial. Sendo assim, ao longo do primeiro semestre de 2024, os acadêmicos deveriam criar projetos visando a solução de problemas, diante dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Durante o Seminário, foram apresentados diversos projetos que demonstraram impactos positivos e significativos em suas comunidades locais. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências práticas, aprendizados e, ainda, explorar novas formas de colaboração para enfrentar desafios complexos, abordados pelos ODS.

Segundo a Profa. Carla Castanho, o SPIE foi uma socialização de todo o trabalho que vem sendo realizado desde janeiro pelos coordenadores de Curso, coordenadores de PI, docentes e acadêmicos. 

- O I Seminário de Projetos Integradores Extensionistas é o reflexo da Universidade Comunitária e a sua importância na sociedade. Bem como, a URI Santiago que através de seus estudantes, promove soluções para auxiliar a comunidade e ainda, desenvolver o conhecimento dos profissionais do futuro -, ressalta Profa. Carla. 

As apresentações proporcionaram aos acadêmicos, insights valiosos sobre estratégias eficazes de implementação, gestão de projetos e avaliação de impacto social. Além de oportunizar temáticas relevantes, reunindo a comunidade e a Universidade para discutir o papel crucial da educação, da pesquisa e da extensão, na promoção do desenvolvimento sustentável, destacando a importância da participação comunitária e da integração de conhecimentos diversos.

Para os estudantes participantes, o Seminário não apenas ampliou seus horizontes acadêmicos, mas também fortaleceu seu compromisso com a responsabilidade social e a criação de soluções inovadoras. A interação com profissionais experientes e a troca de ideias com colegas de diferentes áreas enriqueceram sua compreensão dos desafios globais e locais, incentivando-os a continuar desenvolvendo projetos com impacto positivo.

Ao final do Seminário, os organizadores expressaram satisfação com o engajamento e a qualidade das apresentações, ressaltando que o evento não foi apenas uma oportunidade de aprendizado, mas também um catalisador para futuras colaborações e iniciativas que possam contribuir ainda mais para o alcance dos ODS.

A URI Câmpus Santiago enfatiza o compromisso com a promoção de um futuro mais sustentável e inclusivo, seguindo com o desenvolvimento de ações e eventos e reforçando seu papel como líder na busca por soluções inovadoras.

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

I Seminário de Projetos Integradores Extensionistas já está com as inscrições abertas

06/06/2024 17h02min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago