Evento organizado por acadêmicos do 5º semestre reuniu palestras, debates e networking em torno de temáticas variadas
Entre os dias 2 e 5 de junho, aconteceu no Auditório da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago, I Semana Acadêmica dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. O evento, organizado pelos acadêmicos do 5º semestre, proporcionou um espaço de troca de conhecimentos, atualização profissional e discussão sobre inovações e desafios nas duas áreas.
Com uma programação diversificada, os encontros reuniram estudantes, profissionais e especialistas em palestras que abordaram desde tecnologias sustentáveis até gestão eficiente e novas técnicas construtivas.
A programação destacou temas relevantes e tendências do mercado, sendo o primeiro tema abordado na segunda-feira (2), as "Tecnologias Sustentáveis", ministrado por Ana Claudia Grossi. Em seguida, a temática discutida foi "Ambientes Acolhedores", pela profissional Danielle Martins.
Na terça-feira (03), Consoni Ghizzi compartilhou insights sobre a rotina em escritórios de arquitetura, enquanto o segundo encontro da noite, trouxe a SOS Engenharia que apresentou inovações em revestimentos e construção civil.
Já na quarta-feira (04), Verena Bressan falou sobre gestão de sucesso, e Rodrigo Cappa, da Espírito Santo Rochas Ornamentais, abordou aplicações de rochas na arquitetura.
O encerramento, na quinta-feira (05), trouxe o Espaço Smart com um debate sobre Steel Frame, e a UNA ARQ, que discutiu gestão eficiente em projetos.
O evento foi coordenado pelos professores Rodrigo Barcelos Pinto, Edmar Pereira Fabricio, Nelcy Denti Brum, Ana Paula Bertani, Maximiliano Oliveira da Silva, Giana da Rocha Zófoli, Giane Aparecida Polga Nunes e Angela Pisani, com a colaboração ativa dos acadêmicos Millena Rech da Silva, Hadine Sasso Gonçalves, Thaís Deponti Fumaco, Ana Luiza Krauspenhar, Amanda de Andrade Soares, Carlos Frederico Chagas, Giovana Andrade de Ávila, Emilly Freitas Bressan, Raquel Soares Viana, Ângelo Pizzolato, Odete Marisa Marcon Frescura e Sofia Pinheiro Machado Scherer.
Para Millena Rech da Silva, que trabalhou na organização da semana acadêmica, a experiência foi enriquecedora, pois além de sair da rotina acadêmica, a atividade desenvolve habilidades essenciais para a formação de um profissional da área.
- Pudemos trabalhar em equipe, planejar e fazer gestão de tempo. Ver o evento acontecer conforme o planejado, com palestrantes de alto nível, foi extremamente gratificante. Essa vivência me mostrou como as atividades extracurriculares complementam a formação, preparando-nos não apenas tecnicamente, mas também para os desafios do mercado -, enfatizou Millena da Silva.
A I Semana Acadêmica foi um sucesso em sua primeira edição, o que gera expectativa que o evento se consolide como espaço de inovação e discussão de temáticas emergentes para o próximo ano, trazendo mais uma vez para acadêmicos e público presente uma formação interdisciplinar e conectada às demandas do setor.