Experimentos inovadores em arroz irrigado marcam início de 2025 para estudantes de Agronomia da URI

17/01/2025 08h17min

Ação é desenvolvida entre acadêmicos do Câmpus de Santiago e Santo Ângelo

O Professor e pesquisador do Curso de Agronomia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago e Santo Ângelo, Marcelo Madalosso, deu início ao ano de 2025 com uma série de experimentos práticos inovadores, levando os futuros agrônomos da Universidade a vivenciarem experiências diretamente no campo.

Em uma aula prática realizada nesta quarta-feira(15), o Professor conduziu seus alunos estagiários das duas unidades da URI a campos de arroz irrigados no município de São Francisco de Assis.

A jornada educativa destacou-se pela introdução dos estudantes à técnica de irrigação por inundação, um sistema oportunamente novo para muitos dos presentes.

Durante a visita, foram implantados diversos experimentos destinados a identificar o manejo mais eficiente de doenças que afetam a cultura do arroz.

Essa atividade essencial não apenas enriqueceu o aprendizado, mas também ampliou os horizontes profissionais dos estudantes, mostrando-lhes o potencial da cultura do arroz irrigado no mercado de trabalho.

O Professor Madalosso descreveu a experiência como “incrível”, enfatizando a importância do contato direto com a cultura do arroz. 

- Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer essa lavoura, manipular as plantas e entender seus processos de irrigação diretamente no campo -, afirmou o Professor.

A atividade serviu para ampliar o conhecimento dos futuros agrônomos, oriundos da região das Missões, sobre uma cultura que, embora distinta, oferece vastas oportunidades de atuação profissional.

A aula prática realçou a simbiose entre teoria e prática, essencial na formação de profissionais competentes e inovadores no setor agrícola. Com a estreia destes experimentos no início do ano letivo, espera-se que os estudantes adquiram uma visão ampla e prática, preparando-os para os desafios do agronegócio contemporâneo.

Essa iniciativa é mais um exemplo do comprometimento do Curso de Agronomia da URI, em proporcionar um ensino de qualidade, que harmoniza conhecimento técnico e experiência de campo, garantindo uma formação completa e atualizada para seus alunos de Agronomia.

 

Galeria de imagens

Fonte: URI Câmpus Santo Ângelo






Postagens Relacionados

Visita da Emater de Toropi-RS fortalece vínculos com a URI Santiago

10/04/2025 20h03min

Aula prática movimenta a 17ª Turma de Agronomia da URI Santiago

09/04/2025 21h44min

Aula inaugural do Curso de Agronomia da URI Santiago aborda Manejo da Biologia do Solo para Sustentabilidade

07/04/2025 19h36min

Tarde de Campo - Conecta Agro 1ª Edição: Um sucesso de conexões e inovações no campo

03/04/2025 20h24min

Acadêmicos do Curso de Agronomia realizam viagem técnica em empresas da região

01/04/2025 16h50min

Palestra de Marcelo Gomes Steiner aborda a integração entre Universidade e o setor agropecuário

25/03/2025 21h11min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2025 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago