Expedição de Uso, Manejo e Conservação de Solos do Pampa Gaúcho

03/12/2018 16h24min

A expedição percorreu os principais ambientes do Pampa Gaúcho, e contou com a participação dos estudantes do 6º semestre

A URI Santiago realizou na última semana do mês de novembro, a Expedição de Uso, Manejo e Conservação de Solos do Pampa Gaúcho. O evento foi organizado pelo laboratório de solos e de geotecnologias da instituição, sob a coordenação do professor Dr. Júlio Cesar Wincher Soares.

Ao longo de 1.100 quilômetros, foram visitadas dez unidades de mapeamento de solos do Pampa, onde os estudantes aplicaram conhecimentos construídos durante o semestre sobre o manejo adequado dos solos do Pampa Gaúcho, processos de degradação, métodos de conservação do solo e principais práticas conservacionistas do solo. 

O objetivo da expedição foi de reconhecimento da distribuição espacial de diferentes classes de solos do Pampa Gaúcho e também, de proporcionar ao estudante do Curso de Agronomia o conhecimento necessário para a sua formação a respeito do manejo correto do solo, respeitando-se a vocação natural de cada gleba e o uso correto das práticas conservacionistas.

Posteriormente, os estudantes elaboraram um relatório técnico sintetizando a expedição, o qual serviu como avaliação parcial da disciplina, construída de maneira ativa e participativa.

A expedição faz parte da comemoração do Dia Mundial do Solo, que será celebrado em 5 de dezembro. A comemoração do Dia Mundial do Solo visa à reflexão sobre o modo com que as pessoas tratam o solo, além de lembrar os diversos benefícios do mesmo para a vida no planeta.

O solo é um recurso natural não renovável, essencial para a alimentação humana; conservação da biodiversidade; redução do impacto das mudanças climáticas; produção de energia, de fibras e de medicamentos; sustentando as construções do homem, protegendo os mananciais d’agua; dentre outras funções.

Conforme o Relatório "Status of the World's Soil Resources" da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, 2015), 33% dos solos do mundo está degradado. Erosão, salinização, compactação, acidificação e contaminação estão entre os principais problemas.

Solos estudados durante a expedição: LATOSSOLO VERMELHO Distroférrico típico (Unidade Geomorfológica do Planalto Santo Ângelo e do Alto Uruguai. Estepe Estacional); LATOSSOLO VERMELHO Distrófico típico (Unidade Geomorfológica do Planalto Campos Gerais. Estepe Estacional);  ARGISSOLO BRUNO-ACINZENTADO Alítico úmbrico (Unidade Geomorfológica da Depressão do Rio Jacuí. Floresta Estacional); PLANOSSOLO HÁPLICO Eutrófico típico (Unidade Geomorfológica da Depressão do Rio Jacuí. Estepe Estacional); ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO Alítico típico (Unidade Geomorfológica do Planalto Rebaixado Marginal. Estepe Estacional); ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO Distrófico típico (Unidade Geomorfológica do Planalto Rebaixado Marginal. Estepe Estacional);  LUVISSOLO CRÔMICO Pálico saprolítico (Unidade Geomorfológica Planaltos Residuais Ganguçú. Estepe Estacional); VERTISSOLO EBÂNICO Órtico chernossólico (Unidade Geomorfológica do Planalto de Uruguaiana. Estepe Estacional); NEOSSOLO LITÓLICO Eutrófico fragmentário (Unidade Geomorfológica do Planalto de Uruguaiana. Estepe Estacional) e NEOSSOLO QUARTZARÊNICO Órtico típico (Unidade Geomorfológica do Planalto de Uruguaiana. Estepe Estacional).

Fonte: Núcleo de Comunicação

 

Galeria de imagens






Postagens Relacionados

URI Santiago recebe remessa de computadores do Programa Sustentare

17/04/2024 19h40min

Atleta do projeto Olhar Adolescente é vice-campeã em evento de Muay Thay na Serra

15/04/2024 19h04min

Edital de Bolsas de Pesquisa e Extensão encerra hoje

15/04/2024 10h27min

Última chance para ingressar ainda no primeiro semestre de 2024

15/04/2024 09h23min

Inscrições para a Pós-Graduação em Justiça Restaurativa e Mediação por Intermédio da Empatia foram prorrogadas

12/04/2024 14h00min

Computação baseada em Satélites e o Futuro da Internet foram temas de Aula Inaugural de Curso

12/04/2024 13h00min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago