Estudantes em expedição!

23/07/2018 14h49min

A mesma percorreu principais ambientes do Pampa Gaúcho

Estudantes da URI Santiago participaram de uma expedição de reconhecimento, classificação e correlação de solos do pampa gaúcho. A atividade foi realizada na última semana do primeiro semestre letivo. 

A mesma foi organizada pelo laboratório de solos e de geotecnologias da URI Santiago. A coordenação foi do professor Dr. Júlio Cesar Wincher Soares, com o auxílio dos estagiários Daniel Nunes Krum e Lucas Brum. A expedição percorreu os principais ambientes do Pampa Gaúcho, com a participação de estudantes da disciplina de Física, Gênese, Morfologia e Classificação do Solo do curso de Agronomia. Ao longo de 1.200 quilômetros, foram visitadas dez unidades de mapeamento de solos do Pampa, onde os estudantes aplicaram conhecimentos construídos durante o semestre sobre a paisagem do Pampa, a imagem combinada dos fatores de formação do solo, como a geomorfologia (relevos), os organismos (vegetação, uso do solo e outros), o material de origem (rochas), o clima e o tempo geológico. Também, sobre os processos envolvidos na gênese dos solos, suas respectivas propriedades físico-químicas, características morfológicas e a classificação taxonômica. “O principal objetivo da expedição foi de reconhecimento da distribuição espacial de diferentes classes de solos do Pampa Gaúcho, de suas características ambientais, vulnerabilidades e potencialidades para o uso agrícola, pastoril e florestal”, contou o professor Julio. 

Posteriormente, os estudantes elaboraram um relatório técnico sintetizando a expedição, o qual serviu como avaliação parcial da disciplina, construída de maneira ativa e participativa.

Mais informações:

Solos estudados durante a expedição: LATOSSOLO VERMELHO Distroférrico típico (Unidade Geomorfológica do Planalto Santo Ângelo e do Alto Uruguai. Estepe Estacional), LATOSSOLO VERMELHO Distrófico típico (Unidade Geomorfológica do Planalto Campos Gerais. Estepe Estacional), ARGISSOLO BRUNO-ACINZENTADO Alítico úmbrico (Unidade Geomorfológica da Depressão do Rio Jacuí. Floresta Estacional), PLANOSSOLO HÁPLICO Eutrófico típico (Unidade Geomorfológica da Depressão do Rio Jacuí. Estepe Estacional),ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO Alítico típico (Unidade Geomorfológica do Planalto Rebaixado Marginal. Estepe Estacional). ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO Distrófico típico (Unidade Geomorfológica do Planalto Rebaixado Marginal. Estepe Estacional), LUVISSOLO CRÔMICO Pálico saprolítico
(Unidade Geomorfológica Planaltos Residuais Ganguçú. Estepe Estacional), VERTISSOLO EBÂNICO Órtico chernossólico (Unidade Geomorfológica do Planalto de Uruguaiana. Estepe Estacional), NEOSSOLO REGOLÍTICO Eutrófico fragmentário (Unidade Geomorfológica do Planalto de Uruguaiana. Estepe Estacional) e NEOSSOLO QUARTZARÊNICO Órtico típico (Unidade Geomorfológica do Planalto de Uruguaiana. Estepe Estacional).

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Egresso do Curso de Agronomia é aprovado em Mestrado

05/03/2024 17h06min

Novos engenheiros(as) Agrônomos(as) colam grau

29/01/2024 21h17min

Egresso da URI é aprovado em Programa de Doutorado na UFSM

11/12/2023 15h38min

Agronomia realiza o 1º Workshop Multidisciplinar

03/07/2023 15h52min

Alunos de Agronomia conhecem mais sobre Plano Diretor Rural

15/04/2023 15h35min

11ª turma de Agronomia realiza colação de grau

13/02/2023 13h40min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago