Estudantes de Agronomia têm artigo aceito na revista Energia na Agricultura

23/05/2019 15h26min

Estudo visa estudar profundidade efetiva de Neosolos e suas relações

No mês de maio, acadêmicos e egressos (2019) do curso de Agronomia da URI Santiago aprovaram um artigo científico na revista ENERGIA NA AGRICULTURA da UNESP, descrevendo relações espaciais entre a profundidade efetiva do solo e atributos do terreno (variáveis preditoras), como também, a intensidade amostral para a representação espacial de solos poucos desenvolvidos do Vale do Jaguari, da Fronteira Oeste e das Missões.

O artigo “VARIAÇÃO DA PROFUNDIDADE EFETIVA DE NEOSSOLOS E SUAS RELAÇÕES COM OS ATRIBUTOS DO TERRENO, NUMA CATENA DO PAMPA GAÚGHO” tem como autores: Daniel Nunes Krum, Júlio Cesar Wincher Soares, Lucas Nascimento Brum, Higor Machado de Freitas e Pedro Maurício Santos dos Santos. O desenvolvimento dos trabalhos é fruto da iniciação científica sob orientação do professor doutor Júlio Soares. “Na URI Santiago, cursamos disciplinas que despertam o interesse sobre inúmeros temas, com professores capacitados em várias áreas do conhecimento. Em nosso caso, as disciplinas de geotecnologias e de solos foram marcantes, com acesso a laboratórios funcionais e de última geração”, comenta o estudante Daniel Nunes Krum.

As pesquisas foram apoiadas pelo Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC – URI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari (PMTVJ) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

 

Geotecnologias

Nos próximos anos, o agronegócio será desafiado a patamares de eficiência até há pouco tempo inimagináveis. Desta maneira, será necessário aumentar a produtividade dos sistemas e ao mesmo tempo reduzir os custos de produção e os impactos negativos sobre os recursos naturais.

As geotecnologias, as quais envolvem a topografia, o posicionamento por satélite, o sensoriamento remoto e o geoprocessamento permitem o gerenciamento localizado e inteligente dos cultivos voltados para a produção de alimentos, fibras e biocombustíveis, em Fazendas Inteligentes da Agricultura Digital. Um dos fatores de grande influência para a produtividade das culturas é a profundidade efetiva do solo, ou seja, a profundidade máxima que as raízes penetram livremente no perfil do solo. A modelagem eficiente dessa profundidade ainda é um gargalo para a agricultura digital, sendo que um dos primeiros passos para essa modelagem é a identificação de suas variáveis preditoras e da intensidade amostral necessária para a sua representação espacial. Base para o estudo apresentado na revista.

Galeria de imagens






Postagens Relacionados

Egresso do Curso de Agronomia é aprovado em Mestrado

05/03/2024 17h06min

Novos engenheiros(as) Agrônomos(as) colam grau

29/01/2024 21h17min

Egresso da URI é aprovado em Programa de Doutorado na UFSM

11/12/2023 15h38min

Agronomia realiza o 1º Workshop Multidisciplinar

03/07/2023 15h52min

Alunos de Agronomia conhecem mais sobre Plano Diretor Rural

15/04/2023 15h35min

11ª turma de Agronomia realiza colação de grau

13/02/2023 13h40min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97711-500
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157


2024 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago