“Estudamos, ajustamos, inventamos e encontramos um novo espaço, um novo ritmo”, diz vice-diretora da Escola da URI

30/06/2020 09h33min

Matéria fala da aprendizagem na Escola da URI em tempos de pandemia

Em 18 de março, quando começaram as aulas online na URI devido à pandemia do novo coronavírus, a Escola da URI iniciou a montagem de um esquema de isolamento social que pudesse garantir a aprendizagem.

Os professores começaram a usar novas metodologias para mediar o conhecimento, os alunos passaram a ser protagonistas no processo, as famílias entraram com toda a parceria e afeto para auxiliar os filhos e as tecnologias funcionaram como ferramenta de comunicação e informação, foram um elo de ligação.

Tudo aconteceu rápido, como menciona a vice-diretora, professora Roselaine Lehnhard Lamberti, “de um dia para outro se fez necessário mudar totalmente a rotina escolar, todos nas suas casas, com sentimento de insegurança com relação a sua saúde e a dos outros”. Ela conta que rapidamente a escola se reorganizou e deu continuidade ao que tem de mais importante: a aprendizagem. “Estudamos, ajustamos, inventamos e encontramos um novo espaço, um novo ritmo, através de uma rede colaborativa, professores, alunos, famílias e tecnologia”.

Roselaine explica que a pandemia tem ensinado outras coisas, ou seja, além das habilidades e competências de cada área do conhecimento, a comunidade escolar aprendeu a valorizar a vida e as coisas simples que ela propicia. Ficaram lições como: valorizar a vida, respeitar regras, curtir pequenas ações em casa, dialogar com a família e amigos através de mensagens e fotos, usar a criatividade e exercitar a paciência.

A Escola da URI segue firme com a sua proposta pedagógica, utilizando outras metodologias e mais preparados para o atendimento não presencial. Além disso, estão com os documentos e protocolos exigidos pelos órgãos competentes organizados, para, assim que possível, retornar ao ensino presencial com segurança. “Mas podemos afirmar que nosso ritmo será outro, melhor que o anterior, pois estamos aprendendo muito com toda essa situação emergencial. A saudade física é grande, porém a presença virtual continua forte e intensa”, completou.

Neste início de julho, a escola tem duas semanas de recesso.

 

Galeria de imagens

Fonte: Núcleo de Comunicação






Postagens Relacionados

Escola da URI lança material pedagógico sobre a COVID

24/06/2020 10h00min

Professora e alunos do Terceirão da Escola da URI darão dicas para o ENEM

30/05/2020 13h57min

Escola da URI lançará livro sobre o coronavírus

16/05/2020 08h47min

Uma semana cheia de atitude na Escola da URI

28/02/2020 10h37min

Escola da URI começa o ano letivo

17/02/2020 11h17min

Volta às aulas: Escola da URI começa o ano letivo na próxima segunda-feira

13/02/2020 11h36min



Cursos

Acesso rápido

Inscrições online





Avenida Batista Bonoto Sobrinho, 733
Santiago/RS - 97700-000
Fones: 0xx55 3251-3151 / 3251-3157




2020 Núcleo de Tecnologia da Informação - URI Câmpus Santiago